OS MEIOS DE SALVAÇÃO E PERFEIÇÃO - PARTE I : A ORAÇÃO
“Inclina, Deus meu, o teu ouvido e ouve; abre os teus olhos e vê a nossa desolação, e a da cidade, na qual se invoca o teu nome; porque nós prostrando-nos em terra diante da tua face, não fazemos estas súplicas fundados em alguns merecimentos da nossa justiça, mas sim na multidão das tuas misericórdias” [Daniel 9:18]
I. Oração: A Necessidade da Oração.“...é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo .” (Lucas 18:1). “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mateus 26:41). “Pedi e se vos dará.” (Mateus 7:7). As palavras “é necessário”, “orai” e “pedi”, de acordo com consenso geral dos teólogos, impõem o preceito, e denotam a necessidade de orar. A oração é o meio sem o qual não podemos obter o auxílio necessário para a salvação. 2. A razão disto é evidente. Sem a assistência da graça de Deus, não podemos fazer nada de bom: “...porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5). Sto. Agostinho acentua nesta passagem, que o Nosso Senhor não disse, “Sem mim vós não podeis completar nada”, porém, “Sem mim não podeis fazer nada”, dando-nos a entender que, sem a graça, não podemos nem começar a fazer nada de bom. Mais ainda, S. Paulo escreve, que por nós mesmos, não podemos nem ter o desejo de fazer o bem. “Não que sejamos capazes por nós mesmos deter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus.” (2 Cor. 3:5). Se nós não podemos nem pensar em uma coisa boa, podemos muito menos desejá-la. A mesma coisa é ensinada em outras passagens da escritura: “Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos.” (Ez. 36:27). De tal maneira que, S. Leão I diz: “O homem não faz boas obras, exceto aquele que Deus, pela sua graça, permite-o a fazer” e, portanto, o Concílio de Trento declara: “Se alguém afirmar que sem a inspiração prévia do Espírito Santo, e a sua assistência, o homem pode crer na esperança, amor, ou arrepender-se, como deve, a fim de obter a graça da justificação, que seja ele anátema.”(Sessão 6, cânone 3). 3. Cremos que ninguém pode se aproximar da salvação, exceto pelo auxílio de Deus; que ninguém merece seu auxílio, a menos que reze. 4. Destas duas premissas, por outro lado, de que não podemos fazer nada sem assistência da graça; e, que esta assistência é apenas concedida ordinariamente por Deus ao homem que reza, quem não percebe a conseqüência disso, isto é, de que a oração é absolutamente necessária a nós para a salvação? 5. Deus nos concede algumas coisas, no começo da fé, mesmo quando nós não oramos. Outras coisas como a perseverança, Ele só concede a quem ora. 6. Conseqüentemente, a maioria dos teólogos, seguindo S. Basílio, S. Crisóstomo, Clemente da Alexandria, Sto. Agostinho, e outros Padres, ensinam que a oração é necessária para adultos, não apenas por ser a obrigação de preceito, mas porque é necessária como meio de salvação. Isto quer dizer, no curso ordinário da Providência, é impossível a um Cristão ser salvo sem se recomendar a Deus, e pedir pela graça necessária para a salvação. S. Tomás ensina a mesma coisa: “Após o batismo, a oração contínua é necessária ao homem, a fim de que possa entrar no céu, pois embora pelo Batismo nossos pecados são remidos, permanece ainda a concupiscência a nos assaltar do interior, e o mundo e o mal a assaltar-nos do exterior.” A razão então que nos dá a certeza da necessidade da oração é, portanto, o que nos devemos buscar e conquistar a fim de sermos salvos. “Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras.”(2 Tim. 2:5). Porém, sem a divina assistência, não podemos resistir à força de tantos e tão poderosos inimigos: agora esta assistência só é concedida através da oração; portanto, sem a oração, não há salvação. 7. Somos, em uma palavra, pedintes, que não possui nada além do que Deus nos concede como almas: “Quanto a mim, sou pobre e desvalido.”(Salmo 39:18). O Senhor, diz Sto. Agostinho, deseja e quer fazer cair sobre nós as suas graças, porém não as concederá exceto a aqueles que oram; “Deus deseja conceder, porém concederá apenas a quem pede.” Isto é declarado nas palavras, “Buscai e vos será dado.” 8. Portanto, diz Sta. Teresa, que aquele que não busca, não recebe. Como a umidade é necessária à vida das plantas, para preveni-las de morrerem secas, assim, diz S. Crisóstomo, a oração é necessária para a nossa salvação. Ou como ele diz em outra passagem, a oração vivifica a alma, como a alma vivifica o corpo: “Como o corpo sem a alma não pode viver, assim a alma sem oração está morta e emite um odor ofensivo.” Ele usa estas palavras, porque o homem que se omite de recomendar-se a Deus, de imediato começa a ser corrompido com os pecados. A oração é também chamada alimento da alma, porque o corpo não pode ser suportado sem o alimento; nem pode a alma, diz Sto. Agostinho, se manter viva sem oração: “Como a carne é alimentada pela comida, assim o homem é suportado pelas orações,” Todas estas comparações usadas pelos santos Padres são por eles utilizadas para ensinar a absoluta necessidade da oração para a salvação de todos. “Vigiai, pois, orando sem cessar, a fim de que vos torneis dignos de evitar todos estes males que devem suceder, e de aparecer com confiança diante do Filho do homem.” [Lucas 21:36]
MENSAGEM DO DIA 25/07/1998 - Queridos filhos! Hoje, filhinhos, convido-os a permanecerem com Jesus, por meio da oração, para descobrirem a beleza das criaturas de Deus através da experiência pessoal de oração. Vocês não podem falar nem testemunhar sobre a oração se não rezarem. Por isso, filhinhos, no silêncio do coração, permaneçam com Jesus para que Ele os mude e os transforme com o Seu Amor. Este é para vocês, filhinhos, um tempo de graça. Aproveitem-no para a conversão pessoal, porque, quando vocês têm Deus, tudo possuem. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
A razão pela qual cada um deve orar para si é que a concessão da graça divina demanda um sujeito que esteja convenientemente disposto. Por esta razão, oração para outros é sempre ineficaz pois não se tem certeza da disposição de quem nós oramos. Ainda assim, a oração para outros é ainda infalivelmente eficaz se a pessoa a quem oramos não coloca nenhum obstáculo no caminho. Isto é assegurado no S. Tiago 5:16 - “Confessei os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados.” SANTO TOMÁS DE AQUINO
PRIMEIRA LEITURA [1º Samuel 16,1b.6-7.10-13a]
Domingo, 3 de Abril de 2011
4º Domingo da Quaresma
Leitura do Primeiro Livro de Samuel : Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1bEnche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos. 6Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13aSamuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi. Palavra do Senhor Graças a Deus
SALMO RESPONSORIAL [SALMO 22]
REFRÃO : O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma. — O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças. — Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei./ Estais comigo com bastão e com cajado,/ eles me dão a segurança! — Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo;/ com óleo vós ungis minha cabeça,/ e o meu cálice transborda. — Felicidade e todo bem hão de seguir-me,/ por toda a minha vida;/ e, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos.
SEGUNDA LEITURA [EFÉSIOS 5,8 - 14]
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios: Irmãos: 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. 11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo. 13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”. Palavra do Senhor Graças a Deus
EVANGELHO [JOÃO 9,1.6-9.13-17.34-38]
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!” 13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!” 16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?” 17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”. 34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade. 35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus Palavra da Salvação Glória a vós, Senhor
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO RICARDO - No seu tempo, Ricardo começou a ver a ignorância e superstição; ambição dos nobres; luxo do clero; regalismo do trono e decadência da vida monástica. Diante de sua realidade, não se entregou a murmurações e desânimos, mas como professor e reitor da Universidade de Oxford decidiu-se pela santidade, a fim de ser instrumento de renovação da Igreja na Inglaterra.Unido aos frades franciscanos e dominicanos, Ricardo fez de tudo, - como leigo, sacerdote e bispo ordenado pelo Papa - para reverter a resistência do rei que não queria a sua ordenação e, de toda situação triste que acabava atingindo duramente o povo. São Ricardo, até entrar na Casa do Pai com 56 anos, por dois anos coordenou sua diocese clandestinamente, visitando pobres, doentes e fazendo de tudo para evangelizar e ajudar na santificação dos mosteiros, clero e nobres ingleses, isto principalmente depois que o rei se dobrou sob ameaça de excomunhão do Papa
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