sábado, 19 de março de 2011

A MEDITAÇÃO ;COMO FAZÊ-LA - LITURGIA DIÁRIA , 20 DE MARÇO DE 2011


A MEDITAÇÃO ; COMO FAZÊ-LA
Os métodos de meditação são tão diversos quanto os mestres espirituais. Um cristão deve querer meditar regularmente. Caso contrario, assemelha-se aos três primeiros terrenos da parábola do semeador. Mas um método é apenas um guia; o importante é avançar, com o Espírito Santo, pelo único caminho da oração: JESUS CRISTO - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA - §2707

O “Catecismo da Igreja Católica” diz - citando Santa Teresa de Ávila - que a “oração mental” é «um relacionamento íntimo de amizade em que conversamos… a sós com Deus», e a chama também «comunhão de amor» (nn. 2709-2719). Ou seja, é sobretudo -como dizíamos ao falar nela - diálogo íntimo e espontâneo.Por sua vez, o mesmo Catecismo, quando fala da “meditação” diz que «é sobretudo uma procura; o espírito procura compreender o porquê e o como da vida cristã, a fim de aderir e responder ao que o Senhor pede» (n. 2705). E acrescenta: «Geralmente utiliza-se um livro» e, assim, «meditando no que lê, o leitor se apropria do conteúdo lido, confrontando-o consigo mesmo» (n. 2706). Quer dizer que faz da leitura um espelho em cujo fundo Deus se reflete e, em confronto com Deus, a pessoa pode ver-se melhor a si mesma, aos seus ideais e seus deveres.É importante entender o como é que isso pode ser vivido. Vejamos algumas sugestões:1º) Primeiro, um conselho prático: reservar diariamente uns minutos para a meditação em lugar e com duração fixos (podem ser aqueles mesmos dez ou mais minutos de que falávamos ao tratar da oração mental: alguns dias faremos, nesse tempo, só oração mental, totalmente espontânea; outros, só meditação; e com frequência - muitas vezes - começaremos com a meditação e partiremos para o diálogo íntimo da oração mental).2º) A meditação tem como ponto de partida, normalmente, um “livro”. O Catecismo fala de três tipos de livro: a) livros impressos (um trecho da Bíblia ou de um livro espiritual, escolhido por nós, ou que nos foi aconselhado); b) o livro da natureza (quando meditamos diante do mar, dos campos e montanhas, de um jardim, sobre a grandeza e beleza de Deus Criador); c) o livro da nossa vida (como eu sou, o que é que acontece comigo, por que me sinto vazio, por que não consigo isso ou aquilo, como cumpro os meus deveres, que virtudes eu tenho ou me fazem falta, etc.).3º) É preciso fazer o esforço de refletir. Não há mais remédio que vencer a preguiça. Mas não devemos meditar como quem “estuda”, “racha”, para uma prova escolar, para um concurso ou para preparar uma palestra. A oração sempre deve ser simples e sincera. Por isso, não é prático demorar-nos num texto difícil, vendo se conseguimos “descascar o abacaxi” (tal dificuldade a estudaremos ou consultaremos outra hora). Detenhamo-nos sempre num texto claro, que nos facilite ver melhor algo que Deus pede, ou algo que acontece conosco e deveria mudar, e deixemos de lado (para outra ocasião) os textos pouco claros para nós. Às vezes, basta ler, reler devagar e meditar uma única frase, “como quem chupa bala”, até que o “sabor” entre na alma.4º) Ajuda muito tomar algumas notas em um caderno ou agenda (de papel ou eletrônica): anotar algumas frases que nos “tocaram”, ou “luzes” concretas sobre modos de melhorarmos, ou resoluções que nos propomos levar à prática. E, sempre, no meio da reflexão, é bom ir entremeando, como pequenas faíscas que aquecem o coração, orações breves, como: “Jesus, faz com que eu veja!”, “Senhor, se queres podes limpar-me!”…5º) Como diz o Catecismo, temos que «passar dos pensamentos à realidade» (n. 2706), à vida real e prática, a conclusões que mudem e melhorem algo. Nunca ache que a meditação é inútil. Se a cabeça, algum dia, está cansada ou obtusa, fique só lendo e relendo (”chupando bala”). O livro “Caminho” diz, com toda a razão: «Persevera na oração. - Persevera ainda que o teu esforço pareça estéril. - A oração é sempre fecunda» (n. 101). 6º) Quer ver os frutos bons da oração, mesmo daquela que parece inútil? a) em primeiro lugar, são frutos as resoluções práticas, que nos incentivam a lutar para pensar melhor, trabalhar melhor, tratar melhor a Deus e aos outros, etc. (resoluções concretas que é bom anotar também na agenda, como “programa”); b) às vezes, bastará - já será um bom fruto -que tenhamos captado uma “luz”, e fiquemos felizes com isso: “Agora entendo o que é ser humilde! Agora vejo como é verdade que ser teimoso nas discussões, achar que sempre estou com a razão e desprezar o ponto de vista dos outros é orgulho, é falta de humildade; tenho que mudar (ver “Sulco”, n. 263). c) outras vezes, um grande fruto - mesmo que não nos ocorram resoluções concretas - será sairmos da oração melhor dispostos (talvez num dia em que estávamos estressados ou de mau humor), com paz na alma, com mais sede de Deus e de servir os outros. Todos esses são frutos ótimos, que Deus faça possam brotar muitas vezes da nossa meditação!

MENSAGEM DO DIA 25/05/1999 - Queridos filhos! Também hoje os convido a se converterem e a crerem mais firmemente em Deus. Filhinhos, vocês procuram a paz e rezam de diferentes maneiras, mas ainda não doaram seu coração a Deus para que Ele os plenifique com seu Amor. Por isso, Eu estou com vocês para ensiná-los e aproximá-los do Amor de Deus. Se amarem a Deus acima de tudo, será fácil para vocês rezarem e abrirem a Ele seus corações. Obrigada por terem correspondido a meu apelo - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE


DIA : 20/03/2011

PRIMEIRA LEITURA : Gênesis 12, 1-4

II DA QUARESMA
(roxo, creio, prefácio próprio - II semana do saltério)
Leitura do livro do Gênesis - Naqueles dias, 1O Senhor disse a Abrão: "Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. 2Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. 3Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti." 4Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã. - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (32)

REFRÃO: Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / venha a vossa salvação!
1. porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade: ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra. -
2. a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome. - R.
3. Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo. - R.
4. Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós. -
SEGUNDA LEITURA : 2º Timóteo 1, 8-10

Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimos, 8Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus, 10e agora nos manifestou mediante a aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho, - Palavra do Senhor

EVANGELHO : Mateus 17, 1-9

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 1Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. 2Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. 3E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. 4Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. 5Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: "Eis o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!" 6Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. 7Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais. 8Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus. 9E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos. - Palavra da salvação

CATECISMO [§2706] - Meditando no que lê, o leitor se apropria do conteúdo lido, confrontando-o consigo mesmo. Neste particular, outro livro está aberto: o da vida. Passamos dos pensamentos à realidade. Conduzidos pela humildade e pela fé, descobrimos os movimentos que agitam o coração e podemos discerni-los. Trata-se de fazer a verdade para se chegar à luz: "Senhor, que queres que eu faça?"
CATECISMO [§2708] - A meditação mobiliza o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Essa mobilização é necessária para aprofundar as convicções de fé, suscitar a conversão do coração e fortificar a vontade de seguir a Cristo. A oração cristã procura meditar de preferência "os mistérios de Cristo", como na "lectio (leitura) divina" ou no Rosário. Esta forma de reflexão orante é de grande valor, mas a oração cristã deve procurar ir mais longe: ao conhecimento de amor do Senhor Jesus, à união com Ele


A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO AMBRÓSIO DE SENA
O santo de hoje nasceu no ano de 1220 em Sena, Itália, dentro de um contexto familiar diferente. Ao ter nascido com uma deformação física, sua família – nobre – o renegou e o entregou a uma ama de leite, que recebeu a ordem de viver com a criança afastada deles. Isso tudo foi providência na vida de Ambrósio, porque esta ama, mulher de fé, foi uma verdadeira mãe, alimentado-o e assim, foi acontecendo a recuperação do menino.Com uma certa idade a família o acolheu. Ambrósio estava no processo de cura interior de reconciliação, mas já os havia perdoado. Aceitou, para um bem maior, os bens terrenos que ele teve como direito, usando-os para o bem dos pobres. O castelo foi se tornando aos poucos um hospital, lugar de acolhimento aos mais necessitados.Com 18 anos renunciou a tudo e foi para os Dominicanos, tornando-se um pregador cheio do Espírito Santo. Um homem do perdão e da reconciliação. Faleceu em Sena, durante uma pregação. Morreu no serviço, no ministério

































































































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