OS HOMENS DE MEIA FÉ
Amen dico vobis: non inveni tantam fidem in Israel — “Em verdade
vos digo: não achei tamanha fé em Israel” (Mat. 8, 10)
Sumário.
Prouvera a Deus que todos os cristão imitassem a fé do Centurião! Então o
Senhor não terá de dirigir-lhes também a eles a queixa: “Não achei tamanha fé
em Israel.” Mas infelizmente é demasiadamente grande o número dos homens de
meia fé, dos que crêem nos dogmas do Evangelho sem se importar com a
observância das suas máximas. Os infelizes! Tal fé repartida servir-lhes-á de
maior condenação perante o tribunal de Jesus Cristo
I. Tendo Jesus Cristo entrado
em Cafarnaum, saiu-lhe ao encontro um centurião, para lhe suplicar que
restituísse a saúde a um seu criado paralítico. Respondeu-lhe o Redentor: Eu
mesmo irei e o curarei. — Não, Senhor, replicou o Centurião; eu não sou digno
de que entreis em minha casa; basta que digais uma só palavra, e o meu criado
estará salvo. — Jesus Cristo, ao ouvir tal palavra, admirou-se; consolou o
Centurião dando no mesmo momento saúde ao criado, e voltando-se para os seus
discípulos disse-lhes: Em verdade vos digo que não achei tamanha fé em Israel
Ah! Prouvera a Deus que todos
os cristãos imitassem a fé daquele centurião; então o Senhor não teria de
dirigir-lhes também a eles a queixa: Non inveni tantam fidem in Israel — “Não
achei tamanha fé em Israel”. Mas é excessivamente grande o número de cristãos
de meia fé somente. Quero dizer que há católicos que crêem nas verdades
especulativas da fé, que dizem respeito à inteligência, e não crêem, ou ao
menos não mostram que crêem, também nas verdades práticas, que dizem respeito à
vontade e aos costumes
Com efeito, como se pode dizer
que crêem no Evangelho aqueles que julgam deshonrar-se quando perdoam, que não
pensam senão em ter vida de delícias, que julgam infeliz o que se abstém dos
prazeres terrestres e mortifica a sua carne? Como se pode dizer que crêem no
Evangelho aqueles que por humano respeito e para não se exporem aos escárnios
dos outros, deixam as suas devoções, deixam a freqüência dos sacramentos,
deixam o recolhimento de espírito, e se dissipam em confabulações, em
banquetes, quiçá em coisas piores? Ah! Desses tais deve dizer-se, ou que não
têm mais fé, ou que crêem somente em parte: Non inveni tantam fidem in Israel —
“Não achei tamanha fé em Isael”
II. Irmão meu, suplico-te pela
salvação de tua alma, examina com diligência qual é a vida que levas. Se por
desgraça não a achares de todo conforme à religião que professas, faze um firme
propósito de emendá-la, a principiar de hoje mesmo. Reflete que essa meia fé,
esse crer nos dogmas do Evangelho sem a observância das suas máximas, não te
será de nenhum proveito perante o tribunal do juiz eterno; ou antes,
servir-te-á para tua maior condenação
Eis aí exatamente o que Jesus
Cristo diz no Evangelho de hoje: “Eu vos digo que muitos virão do Oriente e do
Ocidente e se sentarão à mesa com Abraão, Isaac e Jacó, no reino dos céus. Os
filhos do reino, porém, serão lançados nas trevas, onde haverá pranto e ranger
de dentes.” — Com estas palavras, nos quis dizer que muitos dos que nasceram
entre os infiéis se salvarão com os santos, ao passo que muitos nascidos no
grêmio da Igreja irão ao inferno, onde o verme roedor da consciência, com os
seus remorsos, os fará chorar amargamente por toda a eternidade, lembrando-lhes
sempre que, se é insensato quem não crê no Evangelho, muito mais insensatos
foram os que nele creram somente pela metade
Ó meu amabilíssimo Jesus, eu
também há muito tempo mereci ser contado no número daqueles insensatos, porque
não tomei sempre a vossa Lei por norma das minhas ações, e Vos ofendi, ó
bondade infinita. Senhor, não me atreveria a recorrer a Vós para obter
misericórdia; mas: Ad quem ibimus: A quem iremos? Assim Vos direi com São
Pedro: Verba vitae aeternae habes (1) —Vós tendes as palavras da vida eterna.
Dizei portanto uma destas palavras e a minha alma será salva de todas as
enfermidades espirituais, que lhe causei com os meus pecados. — Quanto ao
futuro, renovo agora a minha fé em todas as verdades reveladas no Evangelho,
nas somente nas especulativas, senão também nas práticas, e protesto que antes
quero morrer do que tornar a transgredi-las. — E Vós, “Deus onipotente e
eterno, olhai propício para a minha fraqueza e estendei em minha defesa a mão
poderosa da vossa majestade” (2); fortalecei-me com a vossa graça a fim de que
não Vos torne a trair. Peço-o também a vós, ó grande Mãe de Deus e minha Mãe,
Maria. (*VIII 523) . [1. Io. 6, 69. 2.
Or. Dom. curr. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo I – Santo Afonso
Maria de Ligório – págs. 173 – 175]
LITURGIA DO DIA 02 DE FEVEREIRO DE 2014
PRIMEIRA LEITURA (ML 3,1-4)
LEITURA DA
PROFECIA DE MALAQUIAS - Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e
ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador,
que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o
Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E
quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e
como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e
purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como
ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será
então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros
tempos e nos anos antigos - Palavra do
Senhor
SALMO RESPONSORIAL (SL 23)
O REI DA GLÓRIA É
O SENHOR ONIPOTENTE!
— “Ó portas, levantai vossos
frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da
glória possa entrar!”
— Dizei-nos: “Quem é este Rei
da glória?”. “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas
batalhas!”
— “Ó portas, levantai vossos
frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da
glória possa entrar!”
— Dizei-nos: “Quem é este Rei
da glória?”. “O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor
Deus do universo”
SEGUNDA LEITURA (HB 2,14-18)
LEITURA DA CARTA
DE SÃO PAULO AOS HEBREUS - Irmãos: 14visto que os filhos têm em comum a
carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim
destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo,
15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à
escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a
descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos
irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança
nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo
ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a
tentação - Palavra do Senhor
EVANGELHO (LC 2,22-40)
PROCLAMAÇÃO DO
EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO LUCAS - 22Quando se completaram os
dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José
levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está
escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser
consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas
ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia
um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do
povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não
morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito,
Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o
que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus:
29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em
paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos
os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e
a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os
abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de
queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de
contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto
a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36Havia também uma profetisa,
chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada;
quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois
ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo,
dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e
pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a
libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor,
voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se
forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele - Palavra da Salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM
MEDJUGORJE – “Hoje
desejo convidá-los a orar todos os dias pelas almas do Purgatório. Para todas
as almas é necessária a oração e a graça, para chegarem a Deus e ao Amor de
Deus. Com isso, também vocês, queridos filhos, recebem novos intercessores, que
os ajudarão, na vida, a compreender que as coisas da Terra não são importantes
para vocês; que o Céu é a meta para a qual vocês devem encaminhar-se. Por isso,
queridos filhos, rezem sem descanso, a fim de que vocês possam ajudar a si
mesmos e também aos outros, para os quais as orações trarão a alegria” – MENSAGEM DO DIA 06.11.86
A
IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO CORNÉLIO - Encontramos, nos Atos dos
Apóstolos, este exemplo de entrega. No capítulo 10, nós assim ouvimos da
Palavra de Deus: “Havia em Cesareia um homem por nome Cornélio. Centurião da
corte que se chamava Itálica, era religioso; ele e todos de sua casa eram tementes
a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente” (At 10,1-2). Diante
dessa espiritualidade que Cornélio possuía, Deus o visitou por meio de um anjo,
que lhe indicou São Pedro. Este, que também teve uma visão, foi à casa de
Cornélio. Foi aí que aconteceu a abertura da Igreja para a evangelização dos
pagãos, dos estrangeiros. No outro dia, Pedro chegou em Cesareia. Cornélio o
estava esperando, tendo convidado seus parentes e amigos mais íntimos. Não
somente ele queria encontrar-se com o Senhor, como também queria o mesmo para
todos os seus parentes e amigos. Cornélio ouviu da boca do primeiro Papa da
Igreja: “Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou
impuro” (At 10,28). Assim, São Pedro começou a evangelizar e, de repente, no
versículo 44: “Estando Pedro, ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre
todos que ouviam a (santa) Palavra. Os fiéis da circuncisão, que tinham vindo
com Pedro, profundamente se admiraram vendo que o dom do Espírito Santo era
derramado também sobre os pagãos; pois eles os ouviam falar em outras línguas e
glorificar a Deus. Então Pedro tomou a palavra: ‘Porventura pode-se negar a
água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós? E mandou que
fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com
eles por alguns dias” (At 10,44-48). São Cornélio tornou-se o primeiro bispo em
Cesareia. Homem religioso e de oração, Deus pôde contar com ele para a
maravilhosa obra que chega até nós nos dias de hoje. Pela docilidade de muitos,
como São Cornélio, o Santo Evangelho se faz presente em nosso meio. Peçamos a
intercessão de São Cornélio para que busquemos cada vez mais o Senhor. São Cornélio, rogai por nós!
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