FOTO HISTÓRICA : O Papa João Paulo II , em sua chegada à Manágua,
levanta seu dedo e repreende publicamente
a teologia da libertação. Na foto,
com o ex-sacerdote jesuíta sandinista
Ernesto Cardenal
levanta seu dedo e repreende publicamente
a teologia da libertação. Na foto,
com o ex-sacerdote jesuíta sandinista
Ernesto Cardenal
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: A INVASÃO DO COMUNISMO NA IGREJA
Esta heresia é um dos muitos
aspectos que tomou o modernismo, heresia que o Santo Padre Pio X qualificou de “síntese de todas as heresias”.
Segundo o modernismo , a Verdade absoluta não existe; toda “verdade” é apenas
uma opinião, uma visão pessoal que pode e deve mudar com o tempo. Assim, para o
modernista, a Doutrina da Igreja, ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pode
e deve ser substituída por algo mais... “moderno”
A “Teologia da Libertação” (TL) é o nome dado a esta vertente do
modernismo, peculiar à América Latina. Este nome, na verdade, é enganoso;
“Teologia” significa “conhecimento, estudo de Deus”- e esta heresia aplica-se
apenas à organização social humana. Do mesmo modo, o termo “Libertação” é por
eles utilizado como significando algo diametralmente contrário à noção cristã
de libertação
Os erros da TL são muitos, todos eles baseados em uma negação da ação
sobrenatural de Deus. “Sobrenatural” é um termo teológico que significa “acima
da natureza humana” . Sabemos, porque a Igreja o ensina, que é pela ação
sobrenatural de Deus, pela graça de Deus, que podemos evitar o pecado e
alcançar a Santidade . Sabemos, porque a Igreja o ensina, que o nosso objetivo
maior é sermos Santos
Sabemos, porque a Igreja o ensina, que no fim dos tempos Nosso Senhor
Jesus Cristo voltará em glória para julgar os vivos e os mortos e então, só então,
haverá um paraíso na terra . A TL, porém, prega um conceito marxista (inspirado
pelo teórico do marxismo - do comunismo -, Carlos Marx) segundo o qual haverá
um paraíso na Terra quando os pobres retirarem dos ricos as riquezas e as
distribuírem, criando assim uma sociedade sem classes
O mecanismo desta revolução seria a “luta de classes”: os pobres,
revoltando-se contra a sua pobreza, conquistariam o poder e assegurariam uma
distribuição igualitária de todos os bens materiais. Para o marxista, logo para
o TL, o único pecado que existe é a acumulação de riquezas, vista por eles como
essencialmente ruim. Do mesmo modo, eles vêem em qualquer hierarquia um pecado
contra a “igualdade” que eles crêem existir entre os homens
Assim, a TL considera que o que realmente importa é pregar entre os
pobres a revolta contra os ricos, com o fim de estabelecer uma sociedade
igualitária. Para a TL, a hierarquia eclesiástica é na verdade um “roubo” do
poder que pertenceria ao Povo feito pelos Bispos e padres
Para a TL, a Doutrina da Igreja não interessa, assim como não interessa
o céu. Interessa sim a organização de movimentos populares para lutar por
reivindicações puramente materiais: terras (como o MST), aumentos salariais,
etc
Vejamos portanto quais são as principais diferenças entre a
Doutrina Cristã e a ideologia da TL:
1 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que o homem tende ao mal devido às
conseqüências do Pecado Original. É mais fácil fazer o mal que o bem, e assim
os vícios devem ser combatidos e as virtudes incentivadas
b) Para a TL, o homem é naturalmente bom, mas a organização social
“opressora” é má e deve ser combatida
2 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que é pela Graça de Deus, infundida
e aumentada pelos Sacramentos, que podemos fazer o bem
b) Para a TL, a graça de Deus é apenas uma expressão, e os Sacramentos
são apenas símbolos - a Eucaristia é símbolo da partilha do pão material, o
Batismo é símbolo de compromisso com a causa da Revolução comunista, etc.
3 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que somos chamados à Santidade, ou
seja, à libertação do pecado, de que só gozaremos em plenitude no Céu após a
nossa morte e na Terra após a nossa ressurreição
b) Para a TL, “Libertação” significa a obtenção de condições materiais
adequadas na terra através de reivindicações políticas: terra, casa própria,
sistemas sanitários, etc.
4 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a propriedade particular é uma
coisa boa e querida por Deus; é perigoso o apego aos bens materiais, mas ser
rico não é pecaminoso
b) Para a TL, a propriedade particular é uma abominação, o único pecado
existente. O apego aos bens materiais - terra, casa, etc. - porém, é visto por
eles como um bem. O objetivo do homem, para eles, é justamente lutar por bens
materiais
5 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a Hierarquia da Igreja é
instituída e mantida por Deus
b) Para a TL a existência da Hierarquia é sinal de um roubo de poder que
deveria pertencer ao “Povo”. É por isso que nas dioceses ainda em poder da TL,
não são incentivadas as vocações sacerdotais e as paróquias são substituídas
por comunidades dirigidas por leigos
6 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que é essencial conhecer e seguir a
Verdade para podermos chegar à Santidade
b) Para a TL qualquer pessoa que “lute contra a opressão”, ou seja, que
participe da subversão comunista, é um modelo a ser seguido, ao passo que, por
exemplo, um Santo que tenha se dedicado apenas à oração é um exemplo do que
deve ser evitado. Assim Che Guevara, Fidel Castro e outros comunistas são
considerados por eles como modelos a seguir, enquanto Santa Terezinha do Menino
Jesus é para eles um exemplo de vida inútil
7 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a oração é de suma importância,
e a alma, por ser imortal, deve ser cuidado com mais cuidado que o corpo,
evitando-se o pecado e buscando-se a Virtude
b) Para a TL, a alma não importa, a oração é vista apenas como uma
preparação para a ação política e o pecado pessoal não existe. Não há problema
em roubar, mentir, cometer adultério, matar até. O único pecado seria o pecado
social, ou seja: ter bens materiais em quantidade maior que outras pessoas.
Assim, para a TL, todo pobre é santo e todo rico é bandido
Devemos, portanto, procurar evitar ao máximo a leitura de livros e
folhetos escritos pela TL, assim como procurar sempre impedir suas investidas
em nossas regiões, principalmente através da oração. Alguns dos autores TL mais
conhecidos são: Gutiérrez, Leonardo Boff (frade franciscano que apostatou,
traiu seus votos e hoje vive com uma mulher casada), Frei Betto, Marcelo
Barros...
Os exemplos seriam inúmeros e infindáveis diante de tantos abusos que as
idéias da Teologia da Libertação suscitam nas mentes de seus adeptos. Você
pode, porém, ver com seus próprios olhos o que a Igreja Católica afirma sobre a
Teologia da Libertação lendo os seguintes documentos (que você pode encontrar
no site do Vaticano)
Audiência Geral do Papa João Paulo II
(21.02.1979)
Discurso do Cardeal Joseph Ratzinger
(18.03.1984), intitulado "Eu vos explico a Teologia da Libertação"
Instrução Libertatis Nuntius, sobre alguns
aspectos da Teologia da Libertação (06.08.1984)
Discurso do Papa João Paulo II a um grupo de
prelados da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (13.03.1986)
Instrução Libertatis Conscientia, sobre a
liberdade cristã e a libertação (22.03.1986)
Instrução Donum Veritatis, sobre a vocação eclesial
do teólogo (24.05.1990)
Discurso do Papa João Paulo II aos bispos do
Brasil por ocasião do Encontro no Centro de Convenções de Natal (13.10.1991)
Nota Doutrinal sobre alguns aspectos da
Evangelização (03.12.2007)
Como já dizia nosso querido Papa
João Paulo II , de saudosa memória, já em 1979, "a libertação nasce da
verdade de Cristo". Por isso, o Papa
Bento XVI , vindo para Aparecida em 2007, (09.05.2007, cf. Agência
ZENIT), lembrou que as idéias da
Teologia da Libertação "eram errôneas, mas isto TODOS já sabem"
(acrescentamos: exceto os próprios teólogos da libertação e seus seguidores,
evidentemente, que continuam insistindo nos mesmos erros ou já evoluíram para
outros piores...) e que ela foi "uma forma de Milenarismo" que não
tem justificação hoje, especialmente diante da difusão da autêntica preocupação
social da Igreja, sendo que a missão principal da Igreja é (e sempre foi,
acrescentamos) religiosa
ROMA, 26 Ago. 13 / 01:30 pm (ACI/EWTN Noticias) - O
secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, o leigo Guzmán
Carriquiry , afirmou que "não faz falta uma teologia da libertação"
para cuidar dos pobres, basta viver o Evangelho, "o abraço da caridade, o
testemunho comovido de si"
O leigo uruguaio fez esta afirmação durante um encontro convocado pelo
movimento Comunhão e Libertação na cidade de Rímini, ao norte da Itália, no
último dia 21 de agosto, onde também disse que a Igreja precisa
"libertar" a fé de "incrustações mundanas" para torna-la
novamente atrativa
"Certamente já seus predecessores iniciaram um progressivo
desmantelamento da sujeira real da cúria. João Paulo II preferia estar pelas
ruas do mundo que no Vaticano. E Bento XVI disparou raios contra o carreirismo,
o clericalismo, a mundanidade, a divisão, as ambições de poder e a sujeira na
Igreja. Agora Francisco realiza o que seu predecessor pediu tantas vezes... e muito
mais. Tudo isto faz parte da 'revolução evangélica' que marca uma profunda
mudança do modo mesmo de ser Papa", afirmou
Nesse sentido, destacou a continuidade entre
Bento XVI e Francisco . Concluiu
propondo que a encíclica Lumen Fidei seja lida à luz do pontificado do Papa
Francisco, das "pérolas" de suas homilias cotidianas, de sua
catequese e do "sair missionário" para compartilhar a luz da fé ad
gentes
LITURGIA DO DIA
02/09/2013
PRIMEIRA LEITURA: 1º TESSALONICENSES 4, 13-18
XXII SEMANA
COMUM - (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS
TESSALONICENSES - 13Irmãos,
não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos
entristeçais, como os outros homens que não têm esperança. 14Se cremos que
Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele
morreram. 15Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião
da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos.
16Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o
mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro.
17Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados
juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim
estaremos para sempre com o Senhor. 18Portanto, consolai-vos uns aos outros com
estas palavras - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (95)
REFRÃO: O
SENHOR VEM JULGAR NOSSA TERRA
1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai a sua glória entre as
nações, e entre os povos do universo seus prodígios! -R.
2. Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior
que os outros deuses; porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e
nosso Deus quem fez os céus. -R.
3. O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em
suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as
matas. -R.
4. Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra
inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.
-R.
EVANGELHO: LUCAS 4, 16-30
PROCLAMAÇÃO
DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - Naquele tempo, 16Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na
sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a
passagem onde está escrito (61,1s.): 18O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os
contritos de coração, 19para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a
restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da
graça do Senhor. 20E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos
quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Ele começou a
dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir. 22Todos lhe
davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua
boca, e diziam: Não é este o filho de José? 23Então lhes disse: Sem dúvida me
citareis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; todas as maravilhas que
fizeste em Cafarnaum, segundo ouvimos dizer, faze-o também aqui na tua pátria.
24E acrescentou: Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua
pátria. 25Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de
Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda
a terra; 26mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta,
na Sidônia. 27Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta
Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã. 28A estas palavras,
encheram-se todos de cólera na sinagoga. 29Levantaram-se e lançaram-no fora da
cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a
sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo. 30Ele, porém, passou por entre
eles e retirou-se - Palavra da salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Hoje os convido a abrirem-se à oração. Que a
oração se torne alegria para vocês. Renovem a oração em suas famílias e formem
grupos de oração e, assim, experimentarão
a alegria na oração e comunhão. Todos aqueles que rezam e são membros de
grupos de oração estão abertos em seus corações à vontade de Deus e testemunham
alegremente o amor de Deus. Eu estou com vocês e levo todos no meu Coração e os
abençôo com minha bênção materna. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo” – MENSAGEM DO DIA 25.09.2000
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA DOROTEIA - Nascida em Cesareia da
Capadócia no Século III, Santa Doroteia teve seus pais martirizados. Em sua
liberdade e formação herdada principalmente dos pais, Doroteia escolheu viver
sua juventude na castidade perfeita (virgindade consagrada), em jejum e com
muita oração, atraindo desta maneira a afeição daqueles que eram testemunhas de
sua humildade, doçura e prudência . Doroteia foi uma das primeiras vítimas do
governador Fabrício, que recebeu ordens imperiais para exterminar a religião
cristã. Após um interrogatório, que não a fez renunciar a Jesus, ela continuava
cheia de alegria, e dizia: “Tenho pressa de chegar junto de Jesus, meu Senhor,
que chamou para si os meus pais” . Teófilo, um advogado, em tom de brincadeira,
disse para Doroteia que enviasse do jardim de seu esposo frutos ou rosas, e
Doroteia, levando a sério, disse que se ele acreditasse em Deus ela faria o que
ele havia pedido . Aconteceu que antes dela morrer, pediu uns instantes para
rezar, chamou um menino de seis anos e entregou-lhe o lenço com o qual havia
enxugado o rosto a fim de que chegasse para o advogado Teófilo . O menino
entregou o lenço, justamente na hora em que Doroteia foi decapitada (no ano de
304) e Teófilo entendeu a mensagem de Cristo, e de perseguidor dos cristãos,
converteu-se pelo testemunho e intercessão da santa mártir aceitando livremente
morrer decapitado por causa do nome de Jesus . Santa Doroteia, rogai por nós!
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