SANTÍSSIMA EUCARISTIA , O TRIUNFO DO AMOR
Cum dilexisset suos qui erant in mundo, in finem dilexit eos —
“Como tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim” (Io. 13, 1)
Sumário. Posto que o Senhor é todo-poderoso, pode-se todavia
dizer que foi vencido pelo amor. O amor levou-O a não só morrer por nós,
pregado num patíbulo infame, como a instituir ainda o Santíssimo Sacramento,
onde se dá a cada um sem reserva, sem interesse próprio e sempre. Mas se um
Deus se dá a nós de tal modo, é de toda a justiça que nós também lhe façamos
semelhante oferta; protestando que queremos servi-Lo em todas as coisas e
sempre, sem aspirarmos à recompensa e unicamente para Lhe agradarmos e Lhe
darmos gosto no tempo e na eternidade
Nosso Deus é todo-poderoso: quem O poderá jamais vencer e subjugar?
Todavia, diz São Bernardo, foi vencido e subjugado pelo seu amor para com os
homens: Triumphat de Deo amor. Com efeito, o amor levou-O, não só a morrer
condenado a um patíbulo infame; mas ainda a instituir o Santíssimo Sacramento
da Eucaristia, no qual se dá a nós sem reserva, sem interesse próprio e sempre
Sem reserva: Totum tibi dedit, nihil sibi reliquit. Deu-se todo, não se
reservou nada — diz São Crisóstomo. E São Francisco de Sales acrescenta: “Se um
príncipe enviasse a um pobre algumas iguarias de sua mesa, não haveria nisto um
sinal bem distinto de afeição? Que se diria, se lhe enviasse um banquete
completo? Que seria enfim, se lhe desse para sustento alguma coisa de sua
própria substância? Ora, Jesus, na santa comunhão, nos dá para sustento, não só
uma parte de sua substância, mas o seu corpo inteiro: Accipite et comedite: hoc
est corpus meum (1) — “Tomai e comei: isto é o meu corpo”. E com o corpo dá-nos
também a sua alma e a sua divindade, de modo que, na palavra do Concilio de
Trento, Jesus neste dom derramou todos os tesouros de seu amor para com os
homens
Nem foi Jesus levado à tamanha liberalidade por qualquer interesse
próprio; porquanto, como observa São Paulo, instituiu este sacramento na mesma
noite em que foi entregue: In qua nocte tradebatur (2), portanto, no mesmo
tempo que os homens preparavam os açoites, os espinhos e a cruz para o fazerem
morrer. Instituiu-o, além disso, sabendo a que insultos iria expô-lo este seu
invento amoroso; pois que já previa que a maior parte dos homens não O
quereriam reconhecer neste grande sacramento e que mesmo os que reconhecessem a
sua divina presença pagar-lhe-iam o amor com irreverências e sacrilégios
Finalmente, na santíssima Eucaristia Jesus se dá a nós sem cessar, não
somente quanto à identidade de sua substância, mas também quanto ao tempo e a
todos os lugares do universo; cumprindo assim à risca a sua divina promessa de
fazer-se nosso companheiro perpétuo: Ecce ego vobiscum sum usque ad
consummationem saeculi (3) — “Eis que estou convosco até à consumação do
mundo”. É pois com razão que Santo Tomás chama a Eucaristia: sacramento do
amor, penhor do amor; e São Bernardo: amor dos amores
II. Se na santíssima Eucaristia Jesus Cristo se dá a nós sem reserva,
sem interesse próprio e sem cessar, é de toda a justiça que nós também lhe
façamos semelhante oferta: protestando que queremos servi-Lo em todas as coisas
e para sempre, sem aspiração à recompensa; mas unicamente para Lhe agradarmos e
Lhe dar gosto no tempo e na eternidade: Dilectus meus mihi, et ego illi (4) —
“Meu amado é para mim e eu para Ele”
Redentor meu amabilíssimo, eu me ofereço e entrego todo a Vós, com minha
vontade e liberdade. Meu Jesus, de hoje por diante não quero ser meu; quero ser
vosso e todo vosso. A Vós consagro todos os meus sentidos, afim de que me
sirvam unicamente para Vos dar gosto. Que satisfação maior se pode ter, dizia
São Pedro de Alcântara, do que em Vos dar gosto a Vós, ó Deus amabilíssimo,
amantíssimo e gratíssimo? Consagro-Vos todas as minhas faculdades e quero que
sejam todas vossas. Quero que a memória me sirva tão somente para me recordar
dos vossos benefícios e do vosso amor; o entendimento para pensar unicamente em
Vós, que sempre pensais em meu bem; a minha vontade para Vos amar unicamente a
Vós meu Deus, meu tudo, e para querer somente o que Vós quereis. — Meu
dulcíssimo Salvador, consagro e sacrifico-Vos hoje tudo o que tenho e tudo o
que sou: os meus sentidos, os meus pensamentos, os meus afetos, os meus
desejos, as minhas satisfações e inclinações, a minha liberdade; numa palavra,
deposito em vossas mãos todo o meu corpo e toda a minha alma
Aceitai, ó Majestade infinita, o sacrifício que de si mesmo Vos faz o
pecador mais ingrato que até hoje tenha existido na terra, mas hoje se oferece
e se consagra todo a Vós. Ó meu Senhor, disponde de mim segundo a vossa
vontade. Vinde, ó fogo devorador, ó amor divino, e destruí em mim tudo o que é
meu e desagrade a vossos olhos puríssimos, afim de que daqui em diante eu seja
todo vosso e viva unicamente para cumprir não somente os vossos mandamentos e
conselhos, mas também todos os vossos santos desejos e o que Vos dê maior
satisfação. — Ó Maria Santíssima! Apresentai com as vossas mãos esta minha
oferta à Santissima Trindade e fazei que aceite e me conceda a graça de Lhe ser
fiel até à morte. (*I 140) – [Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo III - Sto
Afonso de Ligório - págs. 126-129]
LITURGIA DO DIA 20/09/2013
PRIMEIRA LEITURA: 1º TIMÓTEO 6, 2-12
SANTOS ANDRÉ
E PAULO MÁRTIRES - (VERMELHO, PREF. COMUM OU DOS MÁRTIRES - OFÍCIO DA MEMÓRIA)
- LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTIO - Caríssimo, 2E os que têm patrões que
abraçaram a fé, nem por isto os menosprezem, sob pretexto de serem irmãos. Ao
contrário, deverão servi-los ainda melhor, pelo fato de que eles são fiéis
amados de Deus e participantes de seus benefícios. 3Quem ensina de outra forma
e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da
doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio
por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a
discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, 5os vãos conflitos entre homens
de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte
de lucro. 6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando
acompanhada de espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo,
como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos
com isto. 9Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do
demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no
abismo da ruína e da perdição. 10Porque a raiz de todos os males é o amor ao
dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em
muitas aflições. 11Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com
todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12Combate o
bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste
aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL(48)
REFRÃO:
FELIZES OS HUMILDES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS
1. Por que temer os dias maus e infelizes, quando a malícia dos
perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam
na abundância de seus bens? -R.
2. Ninguém se livra de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o
seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; não há riqueza que a
possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma
existência imortal. -R.
3. Não te inquietes, quando um homem fica rico e aumenta a opulência de
sua casa; pois ao morrer não levará nada consigo, nem seu prestígio poderá
acompanhá-lo. -R.
4. Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: “Todos te aplaudem, tudo bem,
isto é que é vida!” Mas vai-se ele para junto de seus pais, que nunca mais e
nunca mais verão a luz! -R.
EVANGELHO: LUCAS 8, 1-3
PROCLAMAÇÃO
DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - Naquele tempo, 1Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias
anunciando a boa nova do Reino de Deus. 2Os Doze estavam com ele, como também
algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de
enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;
3Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o
assistiram com as suas posses - Palavra
da salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Hoje os convido a unirem-se a Jesus na oração.
Abram-Lhe o seu coração e dêem-Lhe tudo que há nele: as alegrias, as tristezas
e as doenças. Que este seja para vocês tempo de graça. Rezem, filhinhos, e que
cada momento seja de Jesus. Estou com vocês e intercedo por vocês. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo” - 25.03.2002
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ANDRÉ KIM E
COMPANHEIROS MÁRTIRES - Tornamos
célebre neste dia o testemunho dos 103 mártires coreanos que foram canonizados
pelo Papa João Paulo II, na sua visita a Seul em maio de 1984 . Tudo começou no
Século XVII, com o interesse pelo Cristianismo por parte de um grupo de letrados
que ao lerem o livro do missionário Mateus Ricci com o título “O verdadeiro
sentido de Deus”, tiveram a iniciativa de encarregar o filho do embaixador
coreano na China, na busca das riquezas de Jesus Cristo. Yi Sung-Hun dirigiu-se
ao Bispo de Pequim que o catequizou e batizou, entrando por aí a Boa Nova na
Coréia, ou seja, por meio de um jovem e ousado leigo cristão que, com amigos,
fundaram uma primeira comunidade cristã . Com a eficácia do Espírito, começaram
a evangelizar de aldeia em aldeia ao ponto de somarem, em dez anos, dez mil
testemunhas da presença do Ressuscitado . Várias vezes solicitaram do Bispo de
Pequim o envio de sacerdotes, a fim de organizarem a Igreja. Roma, porém, era
de difícil acesso e o Papa sofria com a prepotência de Napoleão, resultado:
somente a Igreja pôde socorrer aos cristãos coreanos, trinta anos depois,
quando os cristãos coreanos tinham sido martirizados aos milhares, juntamente
com os 103 mártires, dentre estes: André Kim, o primeiro padre coreano morto em
1845; dez clérigos e 92 leigos . Alguns testemunhos ficaram gravados, e dentre
tantos: “Dado que o Senhor do céu é o Pai de toda a humanidade e o Senhor de
toda a criação, como podeis pedir-me para o trair? Se neste mundo aquele que
trair o pai ou a mãe não é perdoado, com maior razão, não posso nunca, trair
aquele que é o Pai de todos nós!” (Teresa Kwon) . Os primeiros mártires
coreanos escreveram, com sangue, as primeiras páginas da história na Igreja da
própria pátria. Na data da canonização, bicentenária do início da evangelização
da Coréia, esta nação contava com 1.4000.000 católicos, 14 Dioceses, 1.200
sacerdotes, 3.500 religiosos e 4.500 catequistas, atestando mais uma vez a
frase de Tertuliano: “O sangue dos mártires é sangue de novos cristãos!” Santo
André Kim e companheiros mártires, rogai por nós!
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