INFERNO : ESTÍMULO PARA A PRÁTICA DO BEM
O INFERNO É ALGO QUE DEUS QUIS MOVIDO PELO AMOR, PARA
AJUDAR-NOS A FAZER O BEM, BUSCAR A VERDADE
Percebamos que há uma eternidade de felicidade que é
francamente boa, mas que somos livres para aceitá-la ou rejeitá-la . Não
brinquemos com o amor de Jesus, que quer que todos nos salvemos, mas é
necessário que cada um, com sua liberdade, sua responsabilidade e com essa
humildade de nossa mãe, a virgem maria, aceitemos nossos pecados para pedir
perdão por eles
“.....Em sentido teológico, contudo , o INFERNO é a última
consequência do próprio pecado, que se vira contra quem o cometeu. É a situação
em que DEFINITIVAMENTE se coloca quem rejeita a misericórdia do Pai, também no
último instante da sua vida . O INFERNO está a indicar, mais do que um lugar, a
situação em que se vai encontrar quem de maneira livre e definitiva se afasta
de Deus, fonte de vida e de alegria” – [Retirado do site do Vaticano ,
audiência do Papa João Paulo II , 28 de julho de 1999]
Deus nos enviou seu filho para que esteja conosco, nos
explique e nos ensine; e também iluminou várias pessoas, como Santa Teresa de
jesus e São João Crisóstomo, para mostrar-nos um exemplo de como é o INFERNO ,
com o fim de fazer-nos ver por amor que devemos evitar esse castigo
QUEM VAI PARA O INFERNO E SOFRE A PENA DE DANO ESTÁ PRIVADO
DE DEUS ETERNAMENTE. A PENA DE SENTIDO NÃO SÓ É O CASTIGO DE DESPOJAR-NOS DE
DEUS, MAS A DOR ETERNA EM NOSSOS MEMBROS, PORQUE ESTES PECARAM
As alocuções de Sua Santidade João Paulo II sobre o Inferno
e o Purgatório reabriram a discussão sobre a existência desses lugares. Após o
Concílio Vaticano II e as perversas e más interpretações que foram feitas ,
muitos progressistas têm questionado essas realidades. O Inferno não seria um
lugar físico habitado pelos demônios estabelecido no centro da Terra, para onde
as almas dos réprobos vão depois de seus julgamentos particulares para
permanecer lá para todo o sempre. Seria um estado de espírito de sofrimento ao
qual o homem estaria sujeito nesta vida. Uma posição semelhante é tomada sobre
o Purgatório, o qual também não seria um lugar, mas uma fase de purificação
aqui na terra
Diante da evidência de frases do Antigo e do Novo Testamento
que caracterizam o inferno como um lugar e o constante ensinamento católico
sobre o assunto, alguns autores progressistas admitem sua existência. Mas eles
afirmam que após a Redenção de Nosso Senhor, o inferno foi esvaziado. Vazio,
pelo menos de almas condenadas, pois esses teóricos "esquecerem" de
lidar com os demônios que estão presos ao Inferno. De acordo com esta noção, os
demônios foram reduzidos às grandes fileiras dos "desempregados." Eu
não sei como os progressistas resolvem esta questão. Parece-me que, a fim de
acomodar a nova teoria, os demônios teriam de deixar de ser indivíduos e
tornar-se forças cósmicas. Mas este não é o momento de mergulhar em mais
detalhes sobre este assunto
Seja a primeira tese - que o inferno não existe - ou a
segunda - que o inferno existe, mas está vazio - a premissa básica progressista
é a mesma. Costuma-se apelar para um sofisma dependendo da Bondade Divina, que
vou resumir: "Deus não seria infinitamente bom se Ele desejasse o eterno
sofrimento para inúmeras almas. Portanto, o sofrimento do Inferno não existe,
ou, se existisse, teria sido esvaziado com a Redenção". Um raciocínio
semelhante é empregado com o objetivo de eliminar o Purgatório
Para responder a este sofisma, eu poderia argumentar a
necessidade da justiça de Deus para equilibrar Sua bondade e mostrar que as
duas características que existem substancialmente em Deus não podem ser
contraditórias. A conclusão é que o Inferno, sendo uma exigência de justiça,
está em harmonia com a Bondade Divina
No entanto, no artigo de hoje, eu quero me situar apenas no
âmbito da Bondade Divina e neste campo fazer a minha discussão com os
progressistas . Suponha que Deus eliminasse o Inferno. Qual seria a
consequência sobre os homens que vivem nesta terra? Deixe-me distinguir entre
os homens maus e os bons
Uma vez que um castigo eterno não existiria mais, os homens
maus se sentiriam com toda a liberdade para executar todos os crimes que eles
gostariam de cometer em suas vidas pessoais, bem como na sociedade. Ou seja, os
maus tenderiam a prejudicar-se, dando rédea solta às suas paixões e machucar os
outros a fim de beneficiar a si mesmos e seus próprios interesses. Mesmo entre
os próprios homens maus, a vida na Terra seria muito pior e mais infeliz
Para os homens bons, o fim da existência do Inferno seria um
forte desestímulo para praticar o bem, uma vez que "temor de Deus é o
princípio da sabedoria." Após um dinamismo psicológico semelhante ao do
mau, o bom tenderia a cuidar menos do combate à suas más tendências em suas
vidas privadas. Além disso, eles teriam que permitir que o mal que eles veem ao
seu redor ficasse impune. Pois, se o próprio Deus deixou de punir, então para
imitá-lO se exigiria dar liberdade para o mal na vida em sociedade
Agora, se o mal não fosse punido, então a luta iria
desaparecer e, com ela, a coragem para enfrentar os adversários, a nobreza de
espírito que subjaz a dedicação a grandes combates, a glória que vem do
conceito de não fazer concessões ao inimigo, o sentido de se sacrificar por um
irmão na luta, e a competição saudável no progresso da militância católica. Ou
seja, o bom iria perder aquilo que o dignificava e o tornava respeitável: a sua
capacidade de instilar o medo no inimigo. Ele viria a ser um bom sem fibra, um
bom sem a capacidade de atrair. Se Deus abolisse o Inferno, a vida dos homens
bons se tornaria extremamente pior
Portanto, a consequência prática imediata da abolição do
Inferno como um lugar real para a punição das almas após a sua existência
terrena seria a de transformar a vida na Terra em um inferno tanto para o bom
quanto para o mau. Não seria, na realidade, uma abolição do Inferno, mas a
transferência de local e uma extensão: em lugar de estar situado no centro da
terra, o inferno viria a existir em sua superfície, em lugar de punir apenas o
mau, iria afligir indiscriminadamente o bom e o mau
Para evitar todo esse sofrimento para os bons e os maus
nesta terra, Deus criou e mantém o Inferno como um lugar destinado aos
condenados. Mais do que um ato de justiça em relação ao mau que morre, é uma
demanda da bondade divina no que diz respeito às boas e más pessoas que estão
vivendo
LITURGIA DO DIA
28/08/2013
PRIMEIRA LEITURA: 1º TESSALONICENSES 2, 9-13
SANTO AGOSTINHO , BISPO E DOUTOR - (BRANCO, PREF. COMUM OU
DOS PASTORES - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS
TESSALONICENSES - 9Vós vos lembrais,
irmãos, dos nossos trabalhos e de nossa fadiga. Trabalhando noite e dia, para
não sermos pesados a nenhum de vós, pregamo-vos o Evangelho de Deus. 10Vós sois
testemunhas, e também Deus, de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos portamos
convosco que crestes. 11E sabeis que procedemos com cada um de vós como um pai
com seus filhos: 12nós vos temos exortado, estimulado, conjurado a vos
comportardes de maneira digna de Deus, que vos chama ao seu Reino e à sua
glória. 13Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque
recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como
palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que
age eficazmente em vós, os fiéis - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (138)
REFRÃO: SENHOR, VÓS ME SONDAIS E ME CONHECEIS!
1. Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde
fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o
abismo, estais presente. -R.
2. Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e
habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com
firmeza a vossa destra. -R.
3. Se eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me e que a
luz ao meu redor se faça noite!” Mesmo as trevas para vós não são escuras, a
própria noite resplandece como o dia. -R.
EVANGELHO: MATEUS 23, 27-32
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS -
Naquele tempo,27Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos
sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de
ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. 28Assim também vós: por fora
pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de
hipocrisia e de iniquidade. 29Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!
Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos 30e dizeis:
Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos
como eles no sangue dos profetas... 31Testemunhais assim contra vós mesmos que
sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas. 32Acabai, pois, de encher a
medida de vossos pais! - Palavra da salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Despertem-se do
sono da incredulidade e do pecado, pois este é um tempo de graça que Deus lhes
concede. Utilizem este tempo e peçam a Deus a graça da cura do coração, a fim
de que possam ver Deus e os homens com o coração. Rezem de maneira especial por
aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus e testemunhem com sua vida para
que também eles possam conhecer Deus e Seu incomensurável amor. Obrigada por
terem correspondido a meu apelo” – MENSAGEM DO DIA 25.02.2000
A
IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO AGOSTINHO
- Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e
Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se
modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África,
em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou
durante 33 anos para que o filho fosse de Deus . Aconteceu que Agostinho era de
grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e
procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas
correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus . Com a
morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na
arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em
Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando,
por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até
que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida . O seu
processo de conversão recebeu um “empurrão” quando, na luta contra os desejos
da carne, acolheu o convite: “Toma e lê”, e assim encontrou na Palavra de Deus
(Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:“…revesti-vos
do Senhor Jesus Cristo…não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe
satisfazerdes as concupiscências” . Santo Agostinho, que entrou no
Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi
catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou
para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da
Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo,
sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade . Santo Agostinho, rogai por nós!
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