A SEITA COMUNISTA E O CATOLICISMO DE ESQUERDA
“NÃO AJUDAR O SOCIALISMO . TOMAI ADEMAIS SUMO
CUIDADO PARA QUE OS FILHOS DA IGREJA CATÓLICA NÃO DÊEM SEU NOME NEM FAÇAM FAVOR
NENHUM A ESSA DETESTÁVEL SEITA” - (LEÃO XIII , QUOD APOSTOLICI MUNERIS, NO. 34)
Podemos
ainda hoje observar um chamado socialismo cristão, enveredado de “catolicismo”
em vários ambientes ligados a Igreja católica no Brasil, mesmo com o descrédito
e agonia de um dos principais movimentos como a Teologia da Libertação
"A
Igreja tem rejeitado as ideologias totalitárias e atéias associadas, nos tempos
modernos, ao ‘comunismo’ ou ao ‘socialismo’. Além disso, na prática do
‘capitalismo’, ela recusou o individualismo e o primado absoluto da lei do
mercado sobre o trabalho humano" - [CATECISMO DA IGREJA
CATÓLICA, 2425]
"Segundo
a ordem estabelecida por Deus, deve haver na sociedade príncipes e vassalos,
patrões e proletários, ricos e pobres, sábios e ignorantes, nobres e plebeus,
os quais todos, unidos por um laço comum de amor, se ajudam mutuamente para
alcançarem o seu fim último no céu e o seu bem-estar moral e material na
terra" - (Sua Santidade, o Papa São Pio X. Motu Próprio Fin dalla Prima,
de 18 de dezembro de 1903)
Com
relativa frequência a gente escuta disparates como esse: "mas os primeiros cristãos tinham tudo em
comum, o que significa que viviam numa estrutura social similar ao comunismo".
Infelizmente, os chamados "comunistas de sacristia" ainda existem aos
bocados; são pessoas que pretendem conciliar o ideal socialista com o
cristianismo. Para isto, estão sempre a proclamar a sua "preferência pelos
pobres", como forma semi-velada dos seus ideais de esquerda. A teologia
sofre com isto, pois que o liberalismo expulsa-lhe todo o sagrado, reputando
seu conteúdo supranatural ao nível de construções imaginárias de
fundamentalistas religiosos no percurso da história. A figura de Jesus também é
deturpada, originando a idéia da suposta discrepância entre o Jesus histórico e
o Jesus da Fé. O Cristo real, histórico, se assemelharia a um
revolucionário que mais não fez senão pregar a igualdade e lutar em favor dos
oprimidos do seu tempo
Há ainda
quem diga que o que se vive nas comunidades religiosas, nos conventos e
mosteiros, é de mesma natureza que o ideal comunista, o que reafirmaria o
caráter cristão da ideologia de Marx
DECRETUM CONTRA COMMUNISMUM , Decreto do Santo
Ofício de 1949 :
Deste modo todos os católicos que votarem (é uma
espécie de prestar favor) ou se filiarem em partidos comunistas,
escreverem livros filo-comunistas, ou revistas estão excluídos dos
sacramentos
Os que defenderem, propagarem ou declararem o materialismo dos comunistas também estão excomungados automaticamente
Esse decreto do Santo Ofício de Pio XII, que foi
confirmado por João XXIII em 1959, continua válido. Aliás, Pio XII trabalhou
pessoalmente contra o comunismo na Itália
Tal condenação do comunismo se soma às condenações
feitas por Pio IX, Leão XIII, São Pio X, Pio XI, Pio XII (ele também condenou
em outras oportunidades), João XXIII, Paulo VI, Concílio Vaticano II (reiterou
as condenações precedentes) e João Paulo II
Faz mais de cem anos que a Igreja Católica condena
o comunismo, socialismo e qualquer tipo de materialismo e igualdade material. A
pena para os que desobedecem a proibição de ajudar o comunismo (ou suas
variantes) sob qualquer aspecto (incluindo a votação nos partidos
filo-comunistas) é a excomunhão automática
"Socialismo religioso, socialismo cristão, são
termos contraditórios: ninguém pode ao mesmo tempo ser bom católico e socialista
verdadeiro" – [PAPA PIO XI]
"O
socialismo ensina a mesma doutrina marxista que o comunismo. Tem o mesmo
objetivo, a Revolução, e quer a mesma organização econômica da sociedade. É
materialista, rejeita a Religião, a moral, o direito, Deus, a Igreja, os
direitos da família, do indivíduo. Quer que todos os meios de produção estejam
nas mãos do Estado, e igualmente toda a educação, todos os transportes, as
finanças, e que o Estado seja o soberano senhor de todas as forças da nação.
Deseja a supressão da diferença entre as classes sociais. Também para o
socialismo, a pessoa existe para o Estado, não o Estado para a pessoa"
- (CF. LEÃO XIII, ENCÍCLICA RERUM NOVARUM, EDIT.
VOZES, PP. 5 E 6)
"O
Comunismo é o ópio do povo porque adormece os pobres prometendo-lhes algo que
nunca lhes pode dar, ou seja, um paraíso terrestre. Mudando apenas uma palavra
numa sentença de Lenine: “O Comunismo ensina aqueles que labutam toda a sua
vida em pobreza a serem resignados e pacientes neste mundo, e consola-os pelo
pensamento de um paraíso terrestre”. Singular espécie de paraíso esse, que
é inaugurado pelo morticínio, pelo exílio e pelo confisco; estranha espécie de
paraíso esse, que espera estabelecer a fraternidade pregando a luta de classes,
e estabelecer a paz praticando a violência. Estranha espécie de paraíso esse
que tem de recorrer ao temor e à tirania para impedir que alguém “escape”
dele" – [DA OBRA COMUNISMO: O ÓPIO
DO POVO, DO VENERÁVEL ARCEBISPO FULTON SHEEN]
Pois bem,
os irmãos não nascem nem permanecem todos iguais: uns são fortes, outros
débeis; uns inteligentes, outros incapazes; talvez algum seja anormal, e também
pode acontecer que se torne indigno. É pois inevitável uma certa desigualdade
material, intelectual, moral, numa mesma família (…) Pretender a igualdade
absoluta de todos seria o mesmo que pretender idênticas funções a membros
diversos do mesmo organismo” – [PAPA SÃO
PIO XII , DISCURSO DE 4/4/1953 A CATÓLICOS DE PARÓQUIAS DE S. MARCIANO]
O
socialismo, quer se considere como doutrina, quer como fato histórico, ou como
‘ação’, se é verdadeiro socialismo, mesmo depois de se aproximar da verdade e
da justiça nos pontos sobreditos, não pode conciliar-se com a doutrina
católica, pois concebe a sociedade de modo completamente avesso a verdade
cristã – [PAPA PIO XI
, QUADRAGESIMO ANNO, NOS. 117 E 120]
"Amados
Filhos, provavelmente já tereis ouvido ou lido afirmarem que a Igreja primitiva
foi comunista e que as atuais Ordens Religiosas o são . Depois do que dissemos a respeito d marxismo, compreendereis
que somente um ignorante ou uma pessoa de má fé pode afirmar uma mostruosidade
tal
Mas,
mesmo se abstrairmos do marxismo, nem a Igreja primitiva praticou, nem as
Ordens Religiosas praticam o comunismo. Vede bem que o essencial do comunismo é
a negação do direito de propriedade. Ora, examinemos sob este aspecto a Igreja
primitiva. Levadas da vontade de seguir de perto o exemplo do Divino Mestre e
realizar os conselhos evangélicos, várias famílias cristãs de Jerusalém
resolveram viver no voto de pobreza. Para isto venderam tudo o que tinam e
entregaram o dinheiro aos Apóstolos para que com ele fosse mantida a
comunidade. Notai bem: os indivíduos desta comunidade renunciavam a seus bens
porque queriam. Quem não quisesse viver na pobreza, não precisava. Assim disse
São Pedro a Ananias: "Conservando o campo, ele não ficava teu? E vendendo-o,
não dependia de ti o que farias com o dinheiro?" (At 5,4)
A
Igreja permitia que os que quisessem viver sem possuir nada pessoalmente, o
fizessem. Mas, de um lado, isto era livre; de outro, o imóvel ou o dinheiro
apurado passava a ser propriedade da comunidade. Ficava pois de pé o direito de
propriedade da comunidade; não era negado nem transferido ao Estado
Para
desiludir os comunistas utópicos, devemos dizer que a primeira tentativa de realizar
o ideal da pobreza não foi bem sucedida. Consumidos os capitais apurados na
venda dos imóveis, criou-se em Jerusalém uma situação difícil, e foi preciso as
outras comunidades cristãs enviarem periodicamente esmolas para Jerusalém a fim
de sustentarem os irmãos que tinham renunciado a seus bens. Verificou-se que o
voto de pobreza só é possível junto do voto de castidade, e que o estado de
pobreza evangélica não é possível quando há família, mulher e filhos. Para
pessoas casadas o caminho da santidade está no trabalho e na reta administração
das riquezas temporais. Mais tarde a Igreja retomou a experiência, primeiro com
indivíduos isolados, os anacoretas, depois com pequenas comunidades de
eremitas, os cenobitas; só depois que raiou a liberdade para o Cristianismo é
que dois grandes Santos organizaram a vida de pobreza evangélica aliada à
obediência e à castidade: no Oriente, São Basílio; no Ocidente, São Bento. Mas,
se o monge renuncia a toda propriedade pessoal, o mosteiro passa a ser o
proprietário. Verifica-se o que se dá muitas vezes na família: se os indivíduos
não são donos, a família é a proprietária
Vejamos
agora o valor que tem a afirmação de que as Ordens Religiosas são comunistas ou
socialistas : Ninguém afirmará que as doutrinas filosóficas, sociológicas,
teológicas do comunismo se encontram realizadas nas Ordens Religiosas. Tal
afirmação é tão absurda, que ninguém a tomaria a sério. Restaria então o tipo
de vida econômica das Ordens Religiosas. Perguntamos: o tipo de vida econômica
que o comunismo pretende implantar é aquele que as Ordens Religiosas realizam
há tantos séculos? Para respondermos com clareza a este absurdo, que no entanto
se repete com enfadonha monotonia, vamos analisar um pouco mais de perto o
tipo de vida econômica das Ordens Mendicantes. É sabido que são elas que
realizam o ideal de pobreza evangélica mais absoluto entre as comunidades
religiosas. Verificado que nelas não há sombra do tipo econômico comunista,
fica provado que as outras Ordens e Congregações, em que o tipo de pobreza é
mais suave, a fortiori não podem ser tachadas de comunistas
Nas
Ordens Mendicantes mais rigorosas, não só os Religiosos individualmente nada
possuem de próprio, mas nem mesmo a Ordem, as Províncias ou conventos são os
titulares das propriedades. Em lugar deles a Santa Sé ou a Diocese são os
proprietários formais. A administração dos bens destinados à Ordem, à Província
ou ao convento é realizada por pessoas nomeadas pela Santa Sé ou pela Diocese.
Mas, se a propriedade não é nominalmente da Ordem, etc., os frutos do
patrimônio que existir, ou as esmolas dadas pelos fiéis, se aplicam formalmente
à manutenção daquele convento e daquela comunidade para que são destinados.
Assim, os Religiosos não têm os ônus da propriedade e de sua administração,
caridosamente suportados pela Autoridade Eclesiástica, mas têm as rendas
necessárias para se manterem. É a realização da pobreza de Cristo e da fé na
Providência. É o "nihil habentes, et omnia possidentes" (sem posses,
nós que tudo possuímos) de São Paulo (2 Cor 6,10). Assim, as Ordens Mendicantes
são a mais formal refutação do comunismo . Porque:
a)
A renúncia às propriedades é uma afirmação clara da existência do direito de
propriedade, pois ninguém renuncia seriamente ao que não existe
b) Cada comunidade e cada Religioso tem
o direito de viver dos frutos do patrimônio e das esmolas que tocam ao
convento, e que são administrados pela Autoridade Eclesiástica em favor da
comunidade, e não arbitrariamente
c) O Religioso renuncia ao direito de
propriedade voluntariamente. O comunismo nega este direito e confisca as
propriedades violentamente
d) O Religioso abraça a pobreza
voluntária para melhor seguir a Nosso Senhor Jesus Cristo e santificar melhor
sua alma na esperança da vida eterna. O comunismo diz que destrói a propriedade
particular para proporcionar a todos os homens a maior soma de prazeres nesta
terra, uma vez que não existe a vida eterna
e) Na realidade, a pobreza voluntária
dos Religiosos os leva a maior liberdade no serviço de Deus. O comunismo,
prometendo a maior soma de prazeres, realmente tem por fim escravizar os
homens, e depois, por meio da fome, obrigá-los à total apostasia de Deus
f) A pobreza voluntária das Ordens
Religiosas serve a Deus. O comunismo serve a Satanás
Concluindo , devemos pois dizer que a
afirmação de que as Ordens Religiosas realizam o tipo econômico do comunismo é
uma verdadeira blasfêmia" - [Carta Pastoral Sobre a Seita Comunista - seus
erros, sua ação revolucionária e os deveres dos católicos na hora presente. D.
Geraldo de Proença Sigaud, S.V.D. Publicada em 6 de janeiro de 1962 na
cidade de Diamantina, MG]
Além do que já foi manifesto acima como
prova da distância abismal que separa a vida religiosa conventual e monástica
do torpe ideal socialista, poderíamos ainda juntar a estrutura hierárquica
característica destes ambientes religiosos, coisa totalmente avessa à pretensão
igualitária dos comunistas. De fato, o que se vive nos mosteiros e conventos,
pelo voto de obediência, é a sujeição dos irmãos consagrados aos seus
superiores, num harmônico sistema hierárquico que se funda sobre o
reconhecimento da desigualdade acidental dos membros
Convém ainda fazer notar que, não
apenas a comunidade primitiva ou os ambientes de vida consagradas
são estranhos ao comunismo, mas toda a religião católica opõe-se a esta
funesta ideologia
Sobre isto, são claríssimas as palavras
do Papa Pio XI, também disponíveis na referida carta : "Socialismo religioso,
socialismo utópico são termos contraditórios: ninguém pode ser ao mesmo tempo
bom católico e verdadeiro socialista"
"O comunismo é intrinsecamente
mau, e não se pode admitir, em campo algum, a colaboração recíproca, por parte
de quem quer que pretenda salvar a Civilização Cristã" – [SUA SANTIDADE, O PAPA PIO XI. ENCÍCLICA
DIVINI REDEMPTORIS, DE 19 DE MARÇO DE 1937]
Todo fiel católico está
proibido sob pena de excomunhão automática de associar-se, votar ou promover de
qualquer forma as ideologias marxistas do comunista e socialista . Essa
posição da Igreja foi reafirmada por todos os papas que sucederam Pio IX, salvo
o papa João Paulo I, que faleceu com um mês de pontificado. E
portanto essa não é uma “ultrapassada” da Igreja, mas um posicionamento
imutável que foi reafirmado pelos romanos pontífices . DIZ
O CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO : “O apóstata da fé, o
herege ou o cismático incorre em excomunhão latae sententiae, salva a
prescrição do cân. 194, § 1, n. 2; além disso, o clérigo pode ser punido”
Assim, caso tenha a contumácia em
prosseguir na simpatia, propagação ou apoio da doutrina comunista , saiba que a excomunhão
é automática — latae sententiae — e só poderá ser revertida mediante arrependimento
e confissão sacramental junto ao Bispo
LITURGIA DO DIA 13 DE MAIO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: ATOS DOS APÓSTOLOS 19, 1-8
VII SEMANA
DA PÁSCOA* , (BRANCO, PREFÁCIO DA ASCENSÃO - OFÍCIO DO DIA DA III SEMANA
- LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS - 1Enquanto
Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as províncias superiores e chegou a
Éfeso, onde achou alguns discípulos e indagou deles: 2Recebestes o
Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Não, nem sequer
ouvimos dizer que há um Espírito Santo! 3Então em que batismo fostes
batizados?, perguntou Paulo. Disseram: No batismo de João. 4Paulo
então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que
cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. 5Ouvindo
isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6E quando Paulo lhes
impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas
estranhas e profetizavam. 7Eram ao todo uns doze homens. 8Paulo
entrou na sinagoga e falou com desassombro por três meses, disputando e persuadindo-os
acerca do Reino de Deus - Palavra do
Senhor
SALMO
RESPONSORIAL (67)
REFRÃO : REINOS DA TERRA, CANTAI AO SENHOR
1. Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! / Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! / Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, + como a cera se derrete, ao contato com o fogo, / assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor! -R.
2. Mas os justos se alegram na presença do Senhor / rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! / Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! / O seu nome é Senhor: exultai diante dele! -R.
3. Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protretor; / é assim o nosso Deus em sua santa habitação. / É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, / quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura. -R.
EVANGELHO: JOÃO 16, 29-33
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO
- Naquele tempo, 29Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora
falas claramente e a tua linguagem já não é figurada e obscura. 30Agora
sabemos que conheces todas as coisas e que não necessitas que alguém te pergunte.
Por isso, cremos que saíste de Deus. 31Jesus replicou-lhes: Credes
agora!... 32Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis
espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho. Mas não estou só,
porque o Pai está comigo. 33Referi-vos essas coisas para que tenhais
a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo - Palavra da salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Neste tempo de graça
convido-os a se tornarem amigos de Jesus. Rezem pela paz em seus corações e
trabalhem na conversão pessoal. Filhinhos, somente assim poderão se tornar
testemunhas da paz e do amor de Jesus no mundo. Abram-se à oração para que a
oração se torne uma necessidade para vocês. Convertam-se, filhinhos, e
trabalhem para que o maior número possível de almas conheça Jesus e Seu
amor. Eu estou perto de vocês e os abençôo a todos. Obrigada por terem
correspondido a Meu apelo” – MENSAGEM DO DIA 25.02.2002
A IGREJA CELEBRA HOJE , NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a
mensagem de Fátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano . O Ciclo
Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da
Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia . Depois
das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano,
quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a
três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9,
modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento . Na Cova da Iria
aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente
para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o
Ciclo Cordimariano . Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos
estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde
mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles
então no Valinhos . Algumas características em todos os ciclos: o mistério da
Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a
conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por
intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho,
centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da
Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo . A Virgem Maria nos convida para
vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo,
por isso, lá é o Altar do Mundo . Expressão do Coração Imaculado de Maria que,
no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: "Ó Meu Jesus,
perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu;
socorrei principalmente as que mais precisarem!" . Nossa Senhora de
Fátima, rogai por nós!
CRISTIANISMO E SOCIALISMO são antagônicos entre si
ResponderExcluirentendo que o cristão busca através do "material"
(trabalho, educação, profissão), a elevação espiritual.
Já o comunista ou socialista, busca de imediato o material, não visualiza nada no campo espiritual. Mais
o cristão participa e deixa participar é solidário; o
comunista ou socialista é excludente, o partido é o seu deus, o pôvo seu servidor. INFELIZMENTE houve muita distorção no Cristianismo, no meu modesto entender, CRISTO começa a sofrer ainda mais a partir do Concílio de Nicéia, as fraudes criadas por Constantino causam estrago e dano enorme à TRINDADE e a cristandade.
PAZ E BEM À TODOS