O SILÊNCIO INTERIOR , POR UMA IRMÃ CARMELITA
TEXTO ABAIXO , TRATA DE FORMA BASTANTE PROFUNDA ESTE TEMA
«SILÊNCIO NÃO SIGNIFICA APENAS EXCLUSÃO DE
PALAVRAS E NÃO PODE SER CONSIDERADO SOMENTE NO SEU ASPECTO NEGATIVO. SILÊNCIO
NÃO É UM ESTADO DE ESQUECIMENTO, DE VAZIO, DE “NADA”; PELO CONTRÁRIO, O
SILÊNCIO AO QUAL NOS REFERIMOS DISTINGUE-SE PELO SEU CARÁCTER POSITIVO; É UMA
LINGUAGEM QUE TRANSBORDA DE UMA PRESENÇA IMPREGNADA DE VIDA, DE SOLICITUDE, DE
OBLAÇÃO . O SILÊNCIO A QUE ALUDIMOS, “FAZ FALAR POUCO PARA OUVIR MUITO”. A
NECESSIDADE DE SE DERRAMAR EM PALAVRAS INÚTEIS VAI DIMINUINDO PROGRESSIVAMENTE,
PORQUE EXISTE UMA VIDA INTERIOR CADA VEZ MAIS INTENSA, QUE SE VAI IMPREGNANDO
DA PURA ATENÇÃO AO OUTRO QUE É DEUS...É O SILÊNCIO DO EGOÍSMO, DAS
SUSCEPTIBILIDADES, DAS VONTADES E DOS CAPRICHOS . ESTE SILÊNCIO É O
COMPORTAMENTO INDISPENSÁVEL PARA OUVIR DEUS E PARA ACOLHER A SUA COMUNICAÇÃO; É
A ATMOSFERA VITAL DA ORAÇÃO, DA SALMODIA E DE TODO O CULTO DIVINO . ESTE
SILÊNCIO É PROGRESSIVO, AMASSADO PRIMEIRAMENTE EM MUITO DOMÍNIO, QUER DA
LÍNGUA, QUER DA IMAGINAÇÃO E DA MEMÓRIA. É DEIXAR-SE AVASSALAR POR UMA PRESENÇA
QUE NÃO É OUTRA SENÃO DEUS E DA QUAL PROVÉM O SILÊNCIO DO CORAÇÃO . A
NECESSIDADE E O VALOR DO SILÊNCIO DA LÍNGUA – QUE É O MAIS ELEMENTAR -
ENCONTRAM NA SAGRADA ESCRITURA UM PRECIOSO TESTEMUNHO. JESUS, AO CALAR-SE
DIANTE DE PILATOS, ELEVA O SILÊNCIO A UMA VIRTUDE HERÓICA. RECORDA COM OS SEUS
ENSINAMENTOS A IMPORTÂNCIA . O SILÊNCIO DA PALAVRA E DAS MANIFESTAÇÕES
EXIGENTES (VIOLENTAS) DO EGOÍSMO DÁ PASSO AO SILÊNCIO INTERIOR . PARA VERMOS
MELHOR A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO INTERIOR, CITAREMOS APENAS ALGUNS PADRES DA
IGREJA, A SABER : 1-S. GREGÓRIO DE
NAZIANZO RECORDA O “ DESERTO COMO FONTE DE PROGRESSO EM DIRECÇÃO A DEUS, DE
VIDA DIVINA E CHAMA AO LOUVOR A FILHA DO SILÊNCIO” . 2-S. BASÍLIO RECORDA O VALOR PURIFICADOR E A VANTAGEM DA “SOLIDÃO
SILENCIOSA” PARA O ENCONTRO COM DEUS . 3-S.
JOÃO CLÍMACO INSERE O SILÊNCIO NA “ESCALA DE PERFEIÇÃO” (10º, 11º E 12º) . 4- STO. AMBRÓSIO FALA DA
“TACITURNIDADE COMO REMÉDIO DA ALMA” E COMPARA A “QUEM FALA MUITO COM UMA
VASILHA FURADA INCAPAZ DE CONSERVAR OS SEGREDOS DO REI” . 5-STO. AGOSTINHO FALA DA “ALEGRIA DE OUVIR SILENCIOSAMENTE” . NA
TRADIÇÃO MONÁSTICA, O COSTUME DE RETIRAR-SE PARA O DESERTO A FIM DE OUVIR DEUS,
PRATICADO PELOS PRIMEIROS EREMITAS E MONGES, JÁ REMONTA AOS TEMPOS DE MOISÉS,
ELIAS E OS DEMAIS PROFETAS . TANTO NA VIDA EREMÍTICA COMO NA VIDA CENOBÍTICA E
VIDAS MISTAS, O SILÊNCIO É UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA SE CRIAR UM CLIMA DE
ATENÇÃO A DEUS. NA VIDA CENOBÍTICA, DESDE OS PRIMEIROS SÉCULOS, O SILÊNCIO
APARECE COMO PRECEITO DE PERFEIÇÃO, MORALMENTE INDISPENSÁVEL. CASSIANO
PRESCREVE OBSERVAR O SILÊNCIO RIGOROSO DURANTE A NOITE, À MESA, NO CORO E EM
TODO O TEMPO QUE SE EMPREGA A CANTAR O OFÍCIO DIVINO . NO NOSSO TEMPO, TEMOS
EXEMPLOS LUMINOSOS DE UMA ATRACÇÃO PARTICULAR PELO SILÊNCIO: SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, CHARLES DE FOUCAULD, MAS PRINCIPALMENTE A
BEATA ISABEL DA TRINDADE, CHAMADA TAMBÉM A “SANTA DO SILÊNCIO”, QUE SENTIU
EM SI A MISSÃO DE ATRAIR AS ALMAS AO SILÊNCIO E AO RECOLHIMENTO INTERIOR . O
SILÊNCIO INTERIOR : O SILÊNCIO INTERIOR, COMO SE DEPREENDE DA PALAVRA QUE O
CLASSIFICA, É AQUELE QUE DIZ RESPEITO AO NOSSO MUNDO INTERIOR, ÍNTIMO, QUE PODE
SER AJUDADO, SÓ MINIMAMENTE, PELO SILÊNCIO EXTERIOR. APESAR DAQUELE NÃO PODER,
DE MODO ALGUM DEPENDER DESTE, ACONTECE MUITAS VEZES QUE SE DESENCADEIA O CRESCIMENTO
DO SILÊNCIO INTERIOR A PARTIR DO EXTERIOR, PORQUE O EXTERIOR CRIOU UM CERTO
AMBIENTE QUE PROPICIOU A ATRACÇÃO DA ALMA PARA O INTERIOR. MAS PRESTEMOS
ATENÇÃO AO REINO INTERIOR, QUE HÁ QUE PACIFICAR E SILENCIAR : A)SILÊNCIO DA IMAGINAÇÃO E DA MEMÓRIA: ENQUANTO
O SER HUMANO TEM PODER PARA “IMPLANTAR” O SILÊNCIO NOS SEUS MOVIMENTOS
EXTERIORES, NOS RUÍDOS QUE A SUA ACTIVIDADE PODE SUSCITAR, AQUI, NO ‘REINO
INTERIOR,' TEM POUCO PODER. É TODO UM MUNDO EM QUE SÓ À FORÇA DE MUITA
PACIÊNCIA, PERSEVERANÇA E CONSTANTES ESFORÇOS, PODERÁ CONSEGUIR ALGUMA COISA. À
PARTIDA, TEMOS DE SABER QUE O VERDADEIRO SILÊNCIO SÓ PODE SER OUTORGADO POR
DEUS, E NORMALMENTE ISTO ACONTECE SÓ DEPOIS DE MUITOS ESFORÇOS DA NOSSA PARTE.
É UM DOM PARA A CONTEMPLAÇÃO . O ENCONTRO COM DEUS EXIGE A EXCLUSÃO DAS
DISSIPAÇÕES DA ACTIVIDADE INTERIOR, EXERCENDO SOBRE A MESMA UM CONTROLE
EFECTIVO. O HOMEM, EM PRIMEIRO LUGAR, TEM DE CRIAR O ‘VAZIO’ NAS SUAS
‘POTÊNCIAS’ INTERIORES - DESOCUPAR A ALMA DE UMA FORMA MUITO ACTIVA,
ESFORÇAR-SE CONSTANTEMENTE POR DOMINAR – QUANTO DELE POSSA DEPENDER -
PENSAMENTOS, DESEJOS, QUE NORMALMENTE SE VÃO FIXAR NAQUILO QUE AMA OU TEME. É O
“DESOCUPAR O PALÁCIO DA ALMA” DE SANTA TERESA, DE RECORDAÇÕES INTERIORES QUE
PERTURBAM A PAZ , DE ‘SILENCIAMENTO’ DAS NOSSAS FACULDADES ‘SENSÍVEIS’ É MUITO
NECESSÁRIO E ATÉ IMPRESCINDÍVEL PARA QUE O HOMEM SE ENCONTRE NAS CONDIÇÕES
MÍNIMAS DA VERDADEIRA ESCUTA . B)SILÊNCIO
COM AS CRIATURAS E SILÊNCIO DO CORAÇÃO: ESTE SILÊNCIO É UM DOS MAIS
NECESSÁRIOS ÀQUELE QUE PROCURA “VER” DEUS, POSSUIR O CORAÇÃO PURO REQUERIDO
PARA A PURA CONTEMPLAÇÃO. É TAMBÉM CHAMADO O SILÊNCIO DO AMOR VIGILANTE, QUE
CONSISTE EM REAGIR, VIGOROSA E ENERGICAMENTE, CONTRA TODO O AFECTO PURAMENTE
NATURAL QUE SE MANIFESTA EM PENSAMENTOS, CONVERSAS “INTERIORES”, DESEJOS
DEMASIADO ARDENTES, PORQUE DEMASIADO SENSÍVEIS, ‘À FLOR DA PELE’, COMO SE
COSTUMA DIZER, PARA SE DIRIGIR, COM UM MOVIMENTO DE FÉ E AMOR, A DEUS. O HOMEM
DEVE VIGIAR O DESEJO DE SATISFAÇÕES CONTRÁRIAS À VONTADE DE DEUS : PRAZERES,
GOSTOS, PREFERÊNCIAS, SIMPATIAS ABSORVENTES, ETC.; TUDO AQUILO QUE DIFICULTA A
ADESÃO TOTAL AO SENHOR É NECESSÁRIO FAZER CALAR; CALAR ESTES DESEJOS QUE
DIVIDEM O CORAÇÃO HUMANO ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DO ‘AMOR VIRGINAL’,
DESINTERESSADO E DISPOSTO A RENUNCIAR A ESSES ‘OBJECTOS AMADOS’, DESEJADOS,
SACRIFICANDO AS PRÓPRIAS EXIGÊNCIAS EGOÍSTAS PELO BEM ALHEIO, ATRAVÉS DO DOM
GENEROSO DE SI MESMO . AO NÍVEL SOBRENATURAL, HÁ QUE MORTIFICAR A DEVOÇÃO
DEMASIADO ARDENTE, SENSÍVEL; SIMPLIFICAR A SUA RELAÇÃO COM DEUS (NÃO
MULTIPLICAR AS ORAÇÕES, AS PENITÊNCIAS) E ACEITAR EM PAZ AS PURIFICAÇÕES QUE SE
MANIFESTAM DE MIL E UMA MANEIRAS NO DIA-A-DIA, E TUDO AQUILO QUE, NA
PROVIDÊNCIA DE DEUS, ELE PERMITE PARA NOS LIVRAR CADA VEZ MAIS DOS NOSSOS
APEGOS E MAUS HÁBITOS A FIM DE ESTARMOS LIVRES PARA O AMOR . C) SILÊNCIO DO ESPÍRITO E DO JUÍZO: A
VIDA CONTEMPLATIVA DO HOMEM, QUANDO CHEGA A UM CERTO NÍVEL DE PERFEIÇÃO, PODE
RESUMIR-SE NUM SÓ ACTO: ABRIR-SE E ESCUTAR DEUS, PARA RECEBER A IRRADIAÇÃO DA
SUA LUZ, QUE SÓ SERÁ POSSÍVEL SE A INTELIGÊNCIA PERMANECER LIVRE E VAZIA DE
RACIOCÍNIOS, “RAZÕES” E JUÍZOS NATURAIS, DE INVESTIGAÇÕES INTELECTUAIS E DE
INTENÇÕESALHEIAS A DEUS . ESTE SILÊNCIO DE QUE NOS FALA S. JOÃO DA CRUZ NA NOITE DO ESPÍRITO SIGNIFICA O DESPOJAMENTO TOTAL
DO INTELECTO, É O "NESCIVI" (NADA SEI) DE S. PAULO E O “APAGAR
QUALQUER OUTRA LUZ” DE ISABEL DA TRINDADE . ANTES QUE DEUS INTERVENHA
PODEROSAMENTE COM AS SUAS PURIFICAÇÕES, O HOMEM TEM QUE FAZER TODO O POSSÍVEL
POR SE PURIFICAR ACTIVAMENTE; SÓ ASSIM É QUE ELE PODERÁ AGIR, NUMA ALMA QUE SE DISPÔS
COM O SEU PRÓPRIO TRABALHO . O SILÊNCIO DIVINO : ESTE SILÊNCIO É O SILÊNCIO
MAIS PRECIOSO QUE O HOMEM PODE ALCANÇAR. BROTA DE UMA VONTADE JÁ TOTALMENTE
DECIDIDA DE SE ESTAR SEMPRE UNIDO A DEUS, NA MAIS COMPLETA ABNEGAÇÃO PESSOAL. É
UM DOM OFERECIDO PELO PRÓPRIO DEUS A TODO AQUELE QUE SE DEIXOU TRABALHAR PELO
SEU FOGO (GRANDES OU PEQUENAS PURIFICAÇÕES; AQUELAS DESCRITAS POR JOÃO DA CRUZ
OU AQUELAS DE QUE O SANTO NÃO FALA; TUDO O QUE FAZ PARTE DA NOSSA VIDA PODE
TRANSFORMAR-SE EM MOMENTO PRIVILEGIADO DE PURIFICAÇÃO = SANTIFICAÇÃO) . O
GRANDE TEÓLOGO P. LACORDAIRE LAGRANGE, DEIXOU ESCRITO QUE ESTE SILÊNCIO
REPRESENTA O SUPREMO ESFORÇO DA ALMA QUE SAI DE SI MESMA, SEM SABER NEM PODER
JÁ EXPRESSAR-SE. A PESSOA, PARA ATINGIR ESTE NÍVEL QUE LHE É OFERECIDO POR
DEUS, DEVERÁ ANTES TER-SE ABEIRADO DO ÚLTIMO E SUPREMO ESFORÇO HUMANO NA
COLABORAÇÃO COM O TRABALHO DE DEUS; SÓ DEPOIS É QUE AS ‘NÚPCIAS ESPIRITUAIS’
ACONTECEM . ESTE SILÊNCIO NÃO DEVE SER UM SILÊNCIO QUALQUER, MAS UM SILÊNCIO
AMOROSO, PORQUE RELACIONADO DIRECTAMENTE COM A PESSOA DIVINA . QUANDO A
INTIMIDADE DIVINA É PROFUNDA, O SILÊNCIO DISTINGUE-SE PELA SUA “PUREZA”, ONDE
OS ÍDOLOS E OS DESEJOS ALHEIOS A DEUS COMEÇAM A ESTAR AUSENTES. O SILÊNCIO DO
CORAÇÃO TORNA-SE EM ‘PURO DESEJO DE DEUS’, ' SAUDADES DE DEUS ', REFLEXO DE UM
CORAÇÃO NÃO DIVIDIDO. O SILÊNCIO QUE SE VAI ALASTRANDO A TODO O SER DA PESSOA,
É O PRÓPRIO DEUS QUE AVANÇA NA POSSE DA ALMA . ASSIM, O SILÊNCIO INTERIOR É
COMO O NOSSO ‘OXIGÉNIO’, É IMPRESCINDÍVEL À NOSSA VOCAÇÃO ESPONSAL, VOCAÇÃO DE
PURA UNIÃO COM DEUS - [FONTE: EM DEFESA DE LEFEBVRE - TRADIÇÃO CATÓLICA]
LITURGIA DO DIA DIA
20/09/2012
PRIMEIRA LEITURA: 1º CORÍNTIOS 15, 1-11
SANTOS ANDRÉ
E PAULO MÁRTIRES COREANOS , (VERMELHO, PREF. COMUM OU DOS MÁRTIRES - OFÍCIO DA
MEMÓRIA) - LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS -
IERMÃOS, 1EU VOS LEMBRO, IRMÃOS, O EVANGELHO QUE VOS PREGUEI, E QUE TENDES
ACOLHIDO, NO QUAL ESTAIS FIRMES. 2POR ELE SEREIS SALVOS, SE O CONSERVARDES COMO
VO-LO PREGUEI. DE OUTRA FORMA, EM VÃO TERÍEIS ABRAÇADO A FÉ. 3EU VOS TRANSMITI
PRIMEIRAMENTE O QUE EU MESMO HAVIA RECEBIDO: QUE CRISTO MORREU POR NOSSOS
PECADOS, SEGUNDO AS ESCRITURAS; 4FOI SEPULTADO, E RESSURGIU AO TERCEIRO DIA,
SEGUNDO AS ESCRITURAS; 5APARECEU A CEFAS, E EM SEGUIDA AOS DOZE. 6DEPOIS APARECEU
A MAIS DE QUINHENTOS IRMÃOS DE UMA VEZ, DOS QUAIS A MAIOR PARTE AINDA VIVE (E
ALGUNS JÁ SÃO MORTOS); 7DEPOIS APARECEU A TIAGO, EM SEGUIDA A TODOS OS
APÓSTOLOS. 8E, POR ÚLTIMO DE TODOS, APARECEU TAMBÉM A MIM, COMO A UM ABORTIVO.
9PORQUE EU SOU O MENOR DOS APÓSTOLOS, E NÃO SOU DIGNO DE SER CHAMADO APÓSTOLO,
PORQUE PERSEGUI A IGREJA DE DEUS. 10MAS, PELA GRAÇA DE DEUS, SOU O QUE SOU, E A
GRAÇA QUE ELE ME DEU NÃO TEM SIDO INÚTIL. AO CONTRÁRIO, TENHO TRABALHADO MAIS
DO QUE TODOS ELES; NÃO EU, MAS A GRAÇA DE DEUS QUE ESTÁ COMIGO. 11PORTANTO,
SEJA EU OU SEJAM ELES, ASSIM PREGAMOS, E ASSIM CRESTES - PALAVRA DO SENHOR
SALMO RESPONSORIAL(117)
REFRÃO:DAI
GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM!
1. DAI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM! /
'ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!' / A CASA
DE ISRAEL AGORA O DIGA: / 'ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!' -R.
2. A MÃO DIREITA DO SENHOR FEZ MARAVILHAS, /
A MÃO DIREITA DO SENHOR ME LEVANTOU, / A MÃO DIREITA DO SENHOR FEZ MARAVILHAS!'
/ NÃO MORREREI, MAS AO CONTRÁRIO, VIVEREI / PARA CANTAR AS GRANDES OBRAS DO
SENHOR! -R.
3. VÓS SOIS MEU DEUS, EU VOS BENDIGO E
AGRADEÇO! / VÓS SOIS MEU DEUS, EU VOS EXALTO COM LOUVORES! -R.
EVANGELHO: LUCAS 7, 36-50
PROCLAMAÇÃO
DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 36UM FARISEU CONVIDOU JESUS
A IR COMER COM ELE. JESUS ENTROU NA CASA DELE E PÔS-SE À MESA. 37UMA MULHER
PECADORA DA CIDADE, QUANDO SOUBE QUE ESTAVA À MESA EM CASA DO FARISEU, TROUXE
UM VASO DE ALABASTRO CHEIO DE PERFUME; 38E, ESTANDO A SEUS PÉS, POR DETRÁS
DELE, COMEÇOU A CHORAR. POUCO DEPOIS SUAS LÁGRIMAS BANHAVAM OS PÉS DO SENHOR E
ELA OS ENXUGAVA COM OS CABELOS, BEIJAVA-OS E OS UNGIA COM O PERFUME. 39AO
PRESENCIAR ISTO, O FARISEU, QUE O TINHA CONVIDADO, DIZIA CONSIGO MESMO: SE ESTE
HOMEM FOSSE PROFETA, BEM SABERIA QUEM E QUAL É A MULHER QUE O TOCA, POIS É
PECADORA. 40ENTÃO JESUS LHE DISSE: SIMÃO, TENHO UMA COISA A DIZER-TE. FALA,
MESTRE, DISSE ELE. 41UM CREDOR TINHA DOIS DEVEDORES: UM LHE DEVIA QUINHENTOS
DENÁRIOS E O OUTRO, CINQUENTA. 42NÃO TENDO ELES COM QUE PAGAR, PERDOOU A AMBOS
A SUA DÍVIDA. QUAL DELES O AMARÁ MAIS? 43SIMÃO RESPONDEU: A MEU VER, AQUELE A
QUEM ELE MAIS PERDOOU. JESUS REPLICOU-LHE: JULGASTE BEM. 44E VOLTANDO-SE PARA A
MULHER, DISSE A SIMÃO: VÊS ESTA MULHER? ENTREI EM TUA CASA E NÃO ME DESTE ÁGUA
PARA LAVAR OS PÉS; MAS ESTA, COM AS SUAS LÁGRIMAS, REGOU-ME OS PÉS E ENXUGOU-OS
COM OS SEUS CABELOS. 45NÃO ME DESTE O ÓSCULO; MAS ESTA, DESDE QUE ENTROU, NÃO
CESSOU DE BEIJAR-ME OS PÉS. 46NÃO ME UNGISTE A CABEÇA COM ÓLEO; MAS ESTA, COM
PERFUME, UNGIU-ME OS PÉS. 47POR ISSO TE DIGO: SEUS NUMEROSOS PECADOS LHE FORAM
PERDOADOS, PORQUE ELA TEM DEMONSTRADO MUITO AMOR. MAS AO QUE POUCO SE PERDOA,
POUCO AMA. 48E DISSE A ELA: PERDOADOS TE SÃO OS PECADOS. 49OS QUE ESTAVAM COM
ELE À MESA COMEÇARAM A DIZER, ENTÃO: QUEM É ESTE HOMEM QUE ATÉ PERDOA PECADOS?
50MAS JESUS, DIRIGINDO-SE À MULHER, DISSE-LHE: TUA FÉ TE SALVOU; VAI EM PAZ - PALAVRA DA SALVAÇÃO
25 DE ABRIL DE 1983 - “O MEU CORAÇÃO QUEIMA
DE AMOR POR VOCÊS. A ÚNICA PALAVRA QUE DESEJO DIZER AO MUNDO É ESTA: CONVERSÃO,
CONVERSÃO! FAZEI SABER A TODOS OS MEUS FILHOS. PEÇO APENAS CONVERSÃO. NENHUMA
DOR, NENHUM SOFRIMENTO ME É POR DEMAIS
PARA VOS SALVAR. REZO POR VÓS APENAS PARA VOS CONVERTAIS. REZAREI A MEU FILHO
JESUS PARA NÃO PUNIR O MUNDO, MAS VOS SUPLICO: CONVERTEI-VOS! RENUNCIAI A TUDO!
VÓS NÃO PODEIS IMAGINAR TUDO O QUE ACONTECERÁ, NEM TUDO O QUE DEUS PAI MANDARÁ
AO MUNDO. POR ISSO VOS REPITO: CONVERTEI-VOS. RENUNCIAI A TUDO! FAZEI
PENITÊNCIA! LEVAI O MEU AGRADECIMENTO A TODOS OS MEUS FILHOS QUE TEM REZADO E
JEJUADO. EU APRESENTO TUDO AO MEU DIVINO FILHO PARA OBTER QUE ELE SUAVIZE A SUA
JUSTIÇA NO CONFRONTO COM A HUMANIDADE PECADORA” – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ANDRÉ KIM E COMPANHEIROS MÁRTIRES -
TORNAMOS CÉLEBRE NESTE DIA O TESTEMUNHO DOS 103 MÁRTIRES COREANOS QUE FORAM
CANONIZADOS PELO PAPA JOÃO PAULO II, NA SUA VISITA A SEUL EM MAIO DE 1984 .
TUDO COMEÇOU NO SÉCULO XVII, COM O INTERESSE PELO CRISTIANISMO POR PARTE DE UM
GRUPO DE LETRADOS QUE AO LEREM O LIVRO DO MISSIONÁRIO MATEUS RICCI COM O TÍTULO
"O VERDADEIRO SENTIDO DE DEUS", TIVERAM A INICIATIVA DE ENCARREGAR O
FILHO DO EMBAIXADOR COREANO NA CHINA, NA BUSCA DAS RIQUEZAS DE JESUS CRISTO. YI
SUNG-HUN DIRIGIU-SE AO BISPO DE PEQUIM QUE O CATEQUIZOU E BATIZOU, ENTRANDO POR
AÍ A BOA NOVA NA CORÉIA, OU SEJA, POR MEIO DE UM JOVEM E OUSADO LEIGO CRISTÃO
QUE, COM AMIGOS, FUNDARAM UMA PRIMEIRA COMUNIDADE CRISTÃ . COM A EFICÁCIA DO
ESPÍRITO, COMEÇARAM A EVANGELIZAR DE ALDEIA EM ALDEIA AO PONTO DE SOMAREM, EM
DEZ ANOS, DEZ MIL TESTEMUNHAS DA PRESENÇA DO RESSUSCITADO . VÁRIAS VEZES
SOLICITARAM DO BISPO DE PEQUIM O ENVIO DE SACERDOTES, A FIM DE ORGANIZAREM A
IGREJA. ROMA, PORÉM, ERA DE DIFÍCIL ACESSO E O PAPA SOFRIA COM A PREPOTÊNCIA DE
NAPOLEÃO, RESULTADO: SOMENTE A IGREJA PÔDE SOCORRER AOS CRISTÃOS COREANOS,
TRINTA ANOS DEPOIS, QUANDO OS CRISTÃOS COREANOS TINHAM SIDO MARTIRIZADOS AOS
MILHARES, JUNTAMENTE COM OS 103 MÁRTIRES, DENTRE ESTES: ANDRÉ KIM, O PRIMEIRO
PADRE COREANO MORTO EM 1845; DEZ CLÉRIGOS E 92 LEIGOS . ALGUNS TESTEMUNHOS
FICARAM GRAVADOS, E DENTRE TANTOS: "DADO QUE O SENHOR DO CÉU É O PAI DE
TODA A HUMANIDADE E O SENHOR DE TODA A CRIAÇÃO, COMO PODEIS PEDIR-ME PARA O
TRAIR? SE NESTE MUNDO AQUELE QUE TRAIR O PAI OU A MÃE NÃO É PERDOADO, COM MAIOR
RAZÃO, NÃO POSSO NUNCA, TRAIR AQUELE QUE É O PAI DE TODOS NÓS!" (TERESA
KWON) . OS PRIMEIROS MÁRTIRES COREANOS ESCREVERAM, COM SANGUE, AS PRIMEIRAS
PÁGINAS DA HISTÓRIA NA IGREJA DA PRÓPRIA PÁTRIA. NA DATA DA CANONIZAÇÃO,
BICENTENÁRIA DO INÍCIO DA EVANGELIZAÇÃO DA CORÉIA, ESTA NAÇÃO CONTAVA COM
1.4000.000 CATÓLICOS, 14 DIOCESES, 1.200 SACERDOTES, 3.500 RELIGIOSOS E 4.500
CATEQUISTAS, ATESTANDO MAIS UMA VEZ A FRASE DE TERTULIANO : "O SANGUE DOS
MÁRTIRES É SANGUE DE NOVOS CRISTÃOS!" . SANTO ANDRÉ KIM E COMPANHEIROS
MÁRTIRES, ROGAI POR NÓS!
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