SITUAÇÕES PERIGOSAS PARA CAIR NO PECADO
Um sem número de cristãos se perde por não querer evitar as ocasiões de pecado.Quantas almas lá no inferno não se lastimam e queixam: Infeliz de mim! Se tivesse evitado aquela ocasião, não estaria agora condenado por toda a eternidade! . “Eu sou justo e misericordioso, mas os pecadores não querem ver senão minha misericórdia” - (NOSSO SENHOR , FALANDO Á SANTA BRÍGIDA - Ego sum justos et misericors; peccatores tantum misericordem me existimant – Rev. 1. I. c. 5)
Um sem número de cristãos se perde por não querer evitar as ocasiões de pecado.Quantas almas lá no inferno não se lastimam e queixam: Infeliz de mim! Se tivesse evitado aquela ocasião, não estaria agora condenado por toda a eternidade! . “Eu sou justo e misericordioso, mas os pecadores não querem ver senão minha misericórdia” - (NOSSO SENHOR , FALANDO Á SANTA BRÍGIDA - Ego sum justos et misericors; peccatores tantum misericordem me existimant – Rev. 1. I. c. 5)
Um sem-número de cristãos se perde por não querer evitar as ocasiões de pecado. Quantas almas lá no inferno não se lastimam e queixam: infeliz de mim. Se tivesse evitado aquela ocasião, não estaria agora condenado por toda a eternidade. Falando aqui da ocasião de pecado, temos em vista a ocasião próxima, pois se deve distinguir entre ocasiões próximas e remotas. Ocasião remota é a que se nos depara em toda a parte e que raramente arrasta o homem ao pecado. Ocasião próxima é a que, por sua natureza, regularmente induz ao pecado. Por exemplo, achar-se-ia em ocasião próxima um jovem que muitas vezes e, sem necessidade, se entretém com pessoas levianas de outro sexo. casião próxima para certa pessoa é também aquela que já a arrastou muitas vezes ao pecado. Algumas ocasiões, consideradas em si, não são próximas, tomam-se, contudo, tais para uma determinada pessoa que, achando-se em semelhantes circunstâncias, já caiu muitas vezes em pecado em razão de suas más inclinações e hábitos. Portanto, o perigo não é igual nem o mesmo para todos. O Espírito Santo diz: "Quem ama o perigo nele perecerá" (Ecli. 3 27). Segundo S. Tomás a razão disso é que Deus nos abandona no perigo quando a ele nos expomos deliberadamente ou dele não nos afastamos.S. Bernardino de Sena diz que dentre todos os conselhos de Jesus Cristo, o mais importante, e como que a base de toda a religião é aquele pelo qual nos recomenda a fuga da ocasião do pecado. Se fores, pois, tentado, e especialmente se te achares em ocasião próxima, acautela-te para te não deixares embair pelo tentador. O demônio deseja que se empalhe com a tentação, porque então torna-se-lhe fácil a vitória. Deves, porém, fugir sem demora, invocar os santos nomes de Jesus e Maria, sem prestar atenção, nem sequer por um instante, ao inimigo que te tenta. S. Pedro nos afirma que o demônio rodeia cada alma para ver se a pode tragar: "Vosso adversário, o demônio, vos rodeia como um leão que ruge, procurando a quem devorar" (I Ped. 5, 8). São Cipriano, explicando essas palavras, diz que o demônio espreita uma porta pela qual possa entrar na alma; logo que se oferece uma ocasião perigosa, diz consigo mesmo: eis a porta pela qual poderei entrar, e imediatamente sugere a tentação. Se então a alma se se mostrar indolente para fugir da tentação, cairá seguramente, em especial se tratar de um pecado impuro. É a razão por que ao demônio mais desagradam os propósitos de fugirmos das ocasiões de pecado, que as promessas de nunca mais ofendermos a Deus, porque as ocasiões não evitadas tornam-se como uma faixa que nos venda os olhos para não vermos as verdades eternas, as ilustrações divinas e as promessas feitas a Deus. Quem estiver, porém, enredado em pecado contra a castidade deverá, para o futuro, evitar não só a ocasião próxima, mas também a remota, enquanto possível, porque tal se sentirá muito fraco para resistir. Não nos deixemos enganar pelo pretexto de a ocasião ser necessária, como dizem os teólogos, e que por isso não estamos obrigados a evitá-la, pois Jesus Cristo disse: "Se teu olho direito te escandaliza, arranca-o e lança-o de ti" (MT. 5 29). Mesmo que seja teu olho direito, deverás arrancá-lo e lançar fora de ti, para que não sejas condenado.Logo, deves fugir daquela ocasião, ainda que remota, já que em razão de tua fraqueza tornou-se ela uma ocasião próxima para ti. Antes de tudo devemos estar convencidos que nós, revestidos de carne, não podemos por própria força guardar a castidade, só Deus, em Sua imensa bondade, nos poderá dar força para tanto. É verdade que Deus atende a quem Lhe suplica, mas não poderá atender a oração daquele que conscientemente se expõe ao perigo e não o deixa, apesar de conhecê-lo, pois, como diz o Espírito Santo, quem ama o perigo, perecerá nele.Ó Deus, quantos cristãos existem que, apesar de levarem uma vida piedosa, caem finalmente e obstinam-se no pecado, só porque não querem evitar ocasião próxima do pecado impuro. Por isso nos aconselha S. Paulo (Filip. 2 12): "Com temor e tremor operai a vossa salvação. Quem não teme e ousa expor-se as ocasiões perigosas, principalmente quando se trata do pecado impuro, dificilmente se salvará.De algumas ocasiões que devemos evitar cuidadosamente. Como queremos salvar nossa alma, é nosso dever fugir da ocasião do pecado. Principalmente devemos abster-nos de contemplar pessoas que possam suscitar-nos maus pensamentos. "Pelos olhos entra a seta do amor impuro e fere a alma", diz S. Bernardo, e essa seta, ferindo-a, tira-lhe a vida. O Espírito Santo dá-nos o conselho: "Desviai vossos olhos de uma mulher adornada" (Ecli. 9 8).Mas será pecado fitar pessoas de outro sexo? Se estas forem jovens, será pecado venial, pelo menos; e quando se prende nelas atenciosa e demoradamente as vistas, e isso repetidas vezes, há mesmo perigo de pecado mortal. Segundo S. Francisco de Sales, um só olhar já é prejudicial e muito mais repetido olhares.Para se livrar de tentações impuras um antigo filósofo arrancou os olhos. Nós, cristãos, não podemos assim proceder, mas devemos cegar-nos espiritualmente, desviando os olhos de objetos que possam ocasionar-nos tentações. S. Luis Gonzaga nunca olhava uma mulher e, mesmo em conversa com sua própria mãe, tinha os olhos postos no chão. É claro que o mesmo perigo existe para as mulheres que cravam seus olhos em homens. Em segundo lugar, deve evitar todas as más companhias e as conversas e entretenimento em que se divertem homens e mulheres.Com os santos te santificarás e com os perversos te perverterás. Anda com os bons e tornar-te-ás bom, anda com os desonestos e tomar-te-ás desonesto.O homem toma os hábitos daqueles que convivem com ele, diz S. Tomás de Aquino.Se estiveres metido em uma conversação perigosa, que não possas abandonar segue o conselho do Espírito Santo: cerca teus ouvidos de espinhos para que os pensamentos impuros dos outros não achem nele entrada. Quando S. Bernardino de Sena, ainda pequeno, ouvia uma palavra desonesta, sentia o rubor subir as suas faces, e por isso seus companheiros tomavam cuidado para não pronunciar tais palavras em sua presença. E S. Estanislau Kostka sentia tal asco ao ouvir tais palavras, que perdia os sentidos.Quando ouvires alguém conversando sobre coisas impuras, volta-lhe as costas e foge.Assim costumava proceder S. Edmundo. Havendo uma vez abandonado seus companheiros por estarem conversando sobre coisas desonestas, encontrou-se com um jovem extraordinariamente belo que lhe disse: Deus te abençoe querido. Ao que o santo perguntou, admirado: Quem és tu? Olha para minha fronte e lerás meu nome. Edmundo levantou os olhos e leu: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus. Com isso Nosso Senhor desapareceu e o santo sentiu uma alegria celestial em seu coração.Achando-te em companhia de rapazes que conversam sobre coisas desonestas, não podendo retirar-te, não lhes dês atenção, voltam-lhes o rosto e dá-lhes a conhecer que tais conversas te desagradam. Deves também se abster de considerar quadros menos decentes. S. Carlos Borromeu proibiu a todos os pais de família conservar tais quadros em suas casas. Deves igualmente evitar a leitura de maus livros, revistas e jornais, não só dos que tratam ostensivamente de coisas imorais, como também dos que se ocupam de histórias eróticas, como certos poetas e romancistas.Vós, pois de família, proibi a vossos filhos a leitura de romances: estes causam muitas vezes maiores danos que os livros propriamente imorais, porque deixam nos corações dos jovens certas más impressões que lhes roubam a devoção e os induzem ao pecado. S. Boaventura diz: "Leituras vãs produzem pensamentos vãos e destroem a devoção". Dai a vossos filhos livros espirituais, como história eclesiástica, ou vida dos santos e semelhantes. Proibi a vossos filhos representar um papel em comédia inconveniente e mesmo a assistência a representações imorais. "Quem foi casto para o teatro, de lá volta manchado, diz S.Cipriano. Se para lá se dirigiu aquele jovem ou aquela donzela em estado de graça, de lá voltam ambos em estado de pecado.Proibi também a vossos filhos a ida a certas festas, que são festas do demônio, nas quais há danças, namoros, canções impudicas, gracejos e divertimentos perigosos, onde há danças, celebra-se uma festa do demônio, diz S. Efrém.Mas que há de ruim quando se graceja? Dirá alguém. Esses tais gracejos não são gracejos, mas crimes, responde São João Crisóstomo. São graves ofensas contra Deus. Um companheiro do Pe. João Vitellio, contra a vontade deste servo de Deus, se dirigiu uma vez para tal divertimento em Nórcia. Quelhe aconteceu? Perdeu primeiramente a graça de Deus, entregaram-se em seguida a uma vida desregrada e foi finalmente assassinado por seu próprio irmão. Poderás aqui perguntar-me se é pecado mortal namorar. Aqui só direi que tais namoros tomam-se ocasião para o pecado. A experiência ensina que em tais casos só poucos deixam de pecar.Se não pecam já no começo, caem no decorrer do tempo. No princípio se entretém só por inclinação mútua; a inclinação mútua torna- se, porém, em breve paixão, e a paixão, uma vez arraigada, cega o espírito e arrasta muitos pecados de pensamentos, palavras e obras. Que objeções contra as sobreditas verdades. Objetarão: Mudei duma vez de vida; não tenho nenhuma má intenção, nem mesmo uma tentação quando vou visitar fulana ou sicrana.Respondo: Conta-se que há uma espécie de ursos que dão caças aos macacos: Ao avistar o urso, fogem estes para as árvores. Mas que faz o urso? Deita-se debaixo da árvore e faz-se de morto. Descem os macacos com esse engano e então de um salto captura-os e devora-os. É o que pratica o demônio: representa a tentação como morta e mal desceres, isto é, logo que te expuseres ao perigo, desperta-a, de novo, e ela te tragará.Oh! Quantos cristãos, que se davam ao exercício de oração e comunhão e, mesmo, levavam uma vida santa, não caíram nas garras do demônio porque se expuseram ao perigo.A história eclesiástica narra, que uma mulher mui piedosa se ocupava em obras de caridade e em especial em enterrar os corpos dos santos mártires. Encontrando uma vez o corpo de um mártir que ainda dava sinais de vida, levou-o para sua casa, curou-o e o mártir restabeleceu-se. Mas que aconteceu? Por causa da ocasião próxima esses dois santos – pois este nome mereciam – primeiramente perderam a graça de Deus e depois a fé.Mas a visita aquela casa, a continuação daquela amizade me traz proveito, dizes. Sim, porém se notares que “aquela casa é o caminho para o inferno” (Prov. 7,27), nenhum proveito te trará, e tu a deves deixar se desejas ser feliz. Mesmo que fosse teu olho direito a causa da perdição, deverias arrancá-lo e lançá-lo longe de ti, diz o Senhor. Nota as palavras: lança-o de ti, não deves deixá-lo perto, mas repeli-lo para longe, isto é, deves evitar por completo a ocasião. – Mas daquela pessoa nada tenho a temer, pois ela é tão devota.A isso responde São Francisco de Assis: “O demônio tenta diversamente os cristãos piedosos que se deram inteiramente a Deus e os que levam uma vida desregrada. Ele não procura prendê-los com uma corda já no princípio, contenta-se com um cabelo, servindo-se então de um fio e finalmente de uma corda, arrastando-os ao pecado.Ainda uma observação importante: Um penitente que nunca evitou seriamente as ocasiões perigosas, nas quais tem regularmente caído em pecado mortal, apesar de todas as suas confissões, deverá fazer uma confissão geral, visto terem sido inválidas as confissões feitas em tal estado, visto a falta de propósito de evitar a ocasião próxima. O mesmo se deve dizer a respeito dos que confessam seus pecados, mas nunca deram sinal de emenda, continuando logo depois da confissão a cometer os mesmos pecados, sem empregar nenhum meio contra a queda. Só uma confissão geral poderá trazer-lhes garantia e tranqüilidade, servindo de base para uma verdadeira emenda, feita a confissão, poderão encetar uma vida nova e perfeita, pois os maiores pecadores, como acima provamos, poderão, com graça de Deus, alcançar a perfeição - [SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO , Escola da Perfeição Cristã, Compilação de textos do Santo Doutor pelo padre Saint-Omer, CSSR, IV Edição, Editora Vozes, Petrópolis: 1955, páginas 44-48]
LITURGIA DO DIA 10 DE JULHO DE 2011
PRIMEIRA LEITURA : Isaías 55, 10-11
XV DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - III semana do saltério) - Leitura do livro do profeta Isaías - Isto diz o Senhor: 10Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, 11assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão. - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (SALMO 64)
REFRÃO: A semente caiu em terra boa e deu fruto.
1. Visitastes a terra e a regastes, cumulando-a de fertilidade. De água encheu-se a divina fonte e fizestes germinar o trigo. Assim, pois, fertilizastes a terra: - R.
2. Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Cântico. - R.
3. Coroaste o ano com os vossos benefícios; onde passastes ficou a fartura. Umedecidas as pastagens do deserto, revestem-se de alegria as colinas. - R.
4. Os prados são cobertos de rebanhos, e os vales se enchem de trigais. Só há júbilo e cantos de alegria. - R.
SEGUNDA LEITURA : Romanos 8, 18-23
XV DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - III semana do saltério) - Leitura do livro do profeta Isaías - Isto diz o Senhor: 10Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, 11assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão. - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (SALMO 64)
REFRÃO: A semente caiu em terra boa e deu fruto.
1. Visitastes a terra e a regastes, cumulando-a de fertilidade. De água encheu-se a divina fonte e fizestes germinar o trigo. Assim, pois, fertilizastes a terra: - R.
2. Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Cântico. - R.
3. Coroaste o ano com os vossos benefícios; onde passastes ficou a fartura. Umedecidas as pastagens do deserto, revestem-se de alegria as colinas. - R.
4. Os prados são cobertos de rebanhos, e os vales se enchem de trigais. Só há júbilo e cantos de alegria. - R.
SEGUNDA LEITURA : Romanos 8, 18-23
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos, 18Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. 19Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. 20Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), 21todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. 23Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo. - Palavra do Senhor.
EVANGELHO : Mateus 13, 1-23
EVANGELHO : Mateus 13, 1-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - 1Naquele dia, saiu Jesus e sentou-se à beira do lago. 2Acercou-se dele, porém, uma tal multidão, que precisou entrar numa barca. Nela se assentou, enquanto a multidão ficava à margem. 3E seus discursos foram uma série de parábolas. 4Disse ele: Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram. 5Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda. 6Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. 7Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram. 8Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. 9Aquele que tem ouvidos, ouça. 10Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? 11Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. 13Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. 14Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, 15porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s). 16Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram. 18Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador: 19quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho. 20O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida, 21mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda. 22O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa. 23A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um. - Palavra da salvação
MENSAGEM DO DIA 25/10/1991 - Hoje, de um modo especial, convido todos vocês à oração e à renúncia, porque agora, como nunca antes, satanás quer mostrar ao mundo a sua face infame, com que deseja arrastar o maior número possível de pessoas para o caminho da morte e do pecado. Por isso, queridos filhos, ajudem o meu Coração Imaculado a triunfar neste mundo de pecado. Peço que todos ofereçam orações e sacrifícios pelas Minhas intenções, a fim de que Eu possa apresentá-los a Deus para o que for mais necessário. Esqueçam os seus desejos e rezem, queridos filhos, por aquilo que Deus quer, não por aquilo que vocês desejam - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
NUNCA ESTAREMOS PERFEITAMENTE CURADOS ENQUANTO NÃO NOS VIRMOS NO PARAÍSO, E DURANTE ESTA VIDA, POR MAIOR QUE SEJA A NOSSA BOA VONTADE, TEREMOS QUE RECONHECER QUE SOMOS HOMENS, E NÃO ANJOS. TEREMOS, POIS, DE RESOLVER-NOS A VIVER, NO DIZER DE BERNIÉRES, COMO ESPIRITUALMENTE INCURÁVEIS. NÃO PODEMOS ANDAR SEM TOCAR A TERRA; O QUE NÃO PODEMOS FAZER, É DEITAR-NOS NELA, E REBOLAR NA LAMA [FONTE : SÃO FRANCISCO DE SALES [TRECHO RETIRADO DO LIVRO "A ARTE DE APROVEITAR AS PRÓPRIAS FALHAS"]
MENSAGEM DO DIA 25/10/1991 - Hoje, de um modo especial, convido todos vocês à oração e à renúncia, porque agora, como nunca antes, satanás quer mostrar ao mundo a sua face infame, com que deseja arrastar o maior número possível de pessoas para o caminho da morte e do pecado. Por isso, queridos filhos, ajudem o meu Coração Imaculado a triunfar neste mundo de pecado. Peço que todos ofereçam orações e sacrifícios pelas Minhas intenções, a fim de que Eu possa apresentá-los a Deus para o que for mais necessário. Esqueçam os seus desejos e rezem, queridos filhos, por aquilo que Deus quer, não por aquilo que vocês desejam - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
NUNCA ESTAREMOS PERFEITAMENTE CURADOS ENQUANTO NÃO NOS VIRMOS NO PARAÍSO, E DURANTE ESTA VIDA, POR MAIOR QUE SEJA A NOSSA BOA VONTADE, TEREMOS QUE RECONHECER QUE SOMOS HOMENS, E NÃO ANJOS. TEREMOS, POIS, DE RESOLVER-NOS A VIVER, NO DIZER DE BERNIÉRES, COMO ESPIRITUALMENTE INCURÁVEIS. NÃO PODEMOS ANDAR SEM TOCAR A TERRA; O QUE NÃO PODEMOS FAZER, É DEITAR-NOS NELA, E REBOLAR NA LAMA [FONTE : SÃO FRANCISCO DE SALES [TRECHO RETIRADO DO LIVRO "A ARTE DE APROVEITAR AS PRÓPRIAS FALHAS"]
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO OLAVO - Hoje a Igreja nos convida a contemplar a vida de Santo Olavo, o santo rei da Noruega. Nascido em 995 numa família real, Olavo mostra-nos com sua vida que a santidade não escolhe profissão, nem posição social, pois ela não vêm sobre classes, mas sim em corações abertos à Graça de Cristo.Aconteceu que o jovem Olavo foi para a Inglaterra numa expedição e assim pôde conhecer Jesus, o Cristianismo e ser batizado, isto em 1014. Ao voltar para a casa, Olavo, que era herdeiro do trono, encontrou o falecimento do pai e usurpadores do reino. Assim teve Olavo de assumir o trono e submeter os inimigos pelo combate. Quando esteve no poder, Santo Olavo buscou a santidade como rei; sem deixar de fazer de tudo para levar Deus aos súditos, por isso, procurou acabar com o paganismo, construir igrejas e trazer sacerdotes da Inglaterra para evangelizar seu povo. Todos os esforços de Olavo para submeter a Noruega ao Rei dos reis e Senhor dos senhores encontraram êxitos e barreiras, ao ponto do santo rei ter que ficar por um tempo exilado e ao voltar foi vítima de um conflito armado em 1030. Santo Olavo, rogai por nós!!
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