QUANDO A LITURGIA SE VOLTA PARA O CULTO DO HOMEM
“O zelo, em qualquer sentido se tome, provém da intensidade do amor. O amor de amizade procura o bem do amigo; portanto, quando intenso, faz o homem investir contra tudo que repugna ao bem do amigo... E, neste sentido, diz-se de alguém que zela por Deus, quando se esforça por repelir, na medida do possível, quando se opõe à honra ou vontade de Deus” - [SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica 1a, 2ae, q.28, a 4]
“A história do bezerro de ouro alerta para um culto autocrático e egoísta em que, no fundo, não se faz questão de Deus, mas sim em criar um pequeno mundo alternativo por conta própria. Aí, então a Liturgia se torna mera brincadeira. Ou pior: ela significa o abandono do Deus verdadeiro, disfarçado debaixo de um tampo sacro. Este culto torna-se uma celebração da comunidade para com ela própria; ele é uma auto-afirmação. A adoração de Deus torna-se num rodopio em volta de si próprio: o comer, o beber, o divertir-se; A dança em volta do bezerro de ouro é a imagem do culto à procura de si, tornando-se numa espécie de auto-satisfação frívola. Cada vez menos é Deus que se encontra em destaque, cada vez mais importância ganha tudo o que as pessoas aqui reunidas fazem e que em nada se querem submeter a um “esquema prescrito”. O sacerdote que se volta para a comunidade forma, juntamente com ela, um círculo fechado em si. A sua forma deixou de ser aberta para cima e para frente; ela encerra-se em si própria. Voltar-se em conjunto para o Oriente, não era uma “celebração da parede” e não significava do sacerdote “virar costas ao povo”: no fundo, isso não tinha muita importância. Porque da mesma maneira como as pessoas na Sinagoga se voltavam para Jerusalém, elas voltavam-se aqui em conjunto “para o Senhor. Considero as inovações mais absurdas das últimas décadas aquelas que põem de lado a cruz, a fim de libertar a vista dos fiéis para o sacerdote. Será que a cruz incomoda a eucaristia? Será que o sacerdote é mais importante do que o Senhor. A dança não é uma forma de expressão cristã. Já no século III, os círculos gnósticos-docéticos tentaram introduzi-la na Liturgia. Eles consideravam a crucificação apenas como uma aparência: segundo eles, Cristo nunca abandonou o corpo, porque nunca chegou a encarnar antes de sua paixão; consequentemente, a dança podia ocupar o lugar da Liturgia da Cruz, tendo a cruz sido apenas uma aparência. As danças cultuais das diversas religiões são orientadas de maneiras variadas, invocação, magia analógica, êxtase místico; porém, nenhuma dessas formas corresponde à orientação interior da Liturgia do “sacrifício da Palavra”. É totalmente absurdo, na tentativa de tornar a Liturgia “mais atraente”, recorrer a espetáculos de pantominas de dança, possivelmente com grupos profissionais, que muitas vezes, terminam em aplauso. SEMPRE QUE HAJA APLAUSO PELOS ASPECTOS HUMANOS DA LITURGIA, é sinal de que a sua natureza se perdeu inteiramente, tendo sido substituída por diversão de gênero religioso.” [RATZINGER, JOSEPH. Introdução ao Espírito da Liturgia. Paulinas: Prior Velho ,Portugal, 2006, p.16, 59,62, 147]. A IDÉIA MAL COMPREENDIDA DE PARTICIPAÇÃO ATIVA (Actuosa participatio) ALIMENTOU ATIVISTAS DENTRO DA IGREJA. “O ativista é o contrário daquele que admira. Ele restringe o campo de sua própria razão, perdendo de vista o mistério. Quanto mais quisermos decidir e agir na Igreja por nossa própria conta, tanto menos espaço haverá dentro dela para todos nós. A grande dimensão libertadora da Igreja não consiste naquilo que nós próprios fazemos, mas naquilo que nos é dado gratuitamente e que não provém de nossa vontade nem de nossa invenção; é algo que nos precede e vem até nós, sem ter sido imaginado por nós e é maior do que nosso coração (cf. 1Jo3,20). A reformatio necessária em todas as épocas não “plasma” a “nossa” Igreja, inventada segundo nosso capricho, mas exige a permanente abolição de nossas próprias estruturas, em favor da pura luz que nos vem do alto como irrupção da liberdade verdadeira” (RATZINGER, JOSEPH. Compreender a Igreja hoje. Vozes, p.79). "Creio que este sentido do sagrado poderá ser recuperado quando compreendermos que a Missa não é nunca um espetáculo, um entretenimento ou uma propriedade de cada sacerdote, mas sim um verdadeiro e próprio drama. Frequentemente, enchemos a boca para dizer a palavra “festa”, MAS..… QUE FESTA É ESTA? NA MISSA , RECORDAMOS O SACRIFÍCIO DE CRISTO , ESTA É A VERDADE. Cristo se imolou por nós e logo se usa a palavra festa… É correto falar de festa somente depois de termos compreendido e aceitado o conceito de que Cristo deu a vida por nós. Só então é lícito falar de festa, mas nunca antes. [...] UMA BOA LITURGIA DEVE TER O SEU CENTRO NA CRUZ. Contudo, ao ser colocada freqüentemente de um lado ou em lugares pouco visíveis, esta perdeu o seu significado verdadeiro e autêntico. Parece muito mais um objeto secundário do que um centro de adoração. Às vezes, tenho a sensação de que uma cruz no centro do altar produz tédio, quase incômodo. Para sermos duros: a maioria das vezes, ninguém olha para ela. Para voltar a dar à Liturgia o sentido do sagrado, é necessária uma devoção. BASTA DE MISSAS CELEBRADAS COMO ACONTECIMENTOS MUNDANOS E ENTRETENIMENTO" - [MONSENHOR NICOLAS BUX]
LITURGIA DIA 19 DE MAIO DE 2011
PRIMEIRA LEITURA : Atos dos Apóstolos 13, 13-25
IV SEMANA DA PÁSCOA - (branco - ofício do dia)
Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 13Paulo e os seus companheiros navegaram de Pafos e chegaram a Perge, na Panfília, de onde João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 14Mas eles, deixando Perge, foram para Antioquia da Pisídia. Ali entraram em dia de sábado na sinagoga, e sentaram-se. 15Depois da leitura da lei e dos profetas, mandaram-lhes dizer os chefes da sinagoga: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai-a. 16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e falou: Homens de Israel e vós que temeis a Deus, ouvi. 17O Deus do povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou este povo no tempo em que habitava na terra do Egito, de onde os tirou com o poder de seu braço. 18Por espaço de quarenta anos alimentou-os no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e distribuiu-lhes por sorte aquela terra durante quase quatrocentos e cinquenta anos. 20Em seguida, lhes deu juízes até o profeta Samuel. 21Pediram então um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim. 22Depois, Deus o rejeitou e mandou-lhes Davi como rei, de quem deu este testemunho: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades. 23De sua descendência, conforme a promessa, Deus fez sair para Israel o Salvador Jesus. 24João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel. 25Terminando a sua carreira, dizia: Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado. - Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL (SALMO 88)
REFRÃO: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor
1. Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor; minha boca publicará sua fidelidade de geração em geração. Com efeito, vós dissestes: A bondade é um edifício eterno. Vossa fidelidade firmastes no céu. - R.
2. Encontrei Davi, meu servidor, e o sagrei com a minha santa unção. Assistir-lhe-á sempre a minha mão, e meu braço o fortalecerá. - R.
3. Com ele ficarão minha fidelidade e bondade, pelo meu nome crescerá o seu poder. - R.
4. Ele me invocará: Vós sois meu Pai, vós sois meu Deus e meu rochedo protetor. -
EVANGELHO : João 13, 16-20
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 16Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. 17Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes. 18Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra esta palavra da Escritura: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar (Sl 40,10). 19Desde já vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais e reconheçais quem sou eu. 20Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. - Palavra da salvação
MENSAGEM DO DIA 25/02/1994 - Hoje, agradeço-Ihes pelas suas orações. Todos vocês Me têm ajudado para que esta guerra termine o mais depressa possível Eu estou perto de vocês, rezo por cada um de vocês, e suplico-Ihes: rezem, rezem, rezem. Somente através da oração nós podemos vencer o mal e proteger tudo aquilo que Satanás quer destruir em suas vidas. Eu sou a Mãe de vocês, amo-os a todos igualmente e intercedo por vocês junto a Deus - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
"Mysterium fidei! - « Mistério da fé ». Quando o sacerdote pronuncia ou canta estas palavras, os presentes aclamam: « Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus! ». Com estas palavras ou outras semelhantes, a Igreja, ao mesmo tempo que apresenta Cristo no mistério da sua Paixão, revela também o seu próprio mistério: Ecclesia de Eucharistia. Se é com o dom do Espírito Santo, no Pentecostes, que a Igreja nasce e se encaminha pelas estradas do mundo, um momento decisivo da sua formação foi certamente a instituição da Eucaristia no Cenáculo. O seu fundamento e a sua fonte é todo o Triduum Paschale, mas este está de certo modo guardado, antecipado e « concentrado » para sempre no dom eucarístico. Neste, Jesus Cristo entregava à Igreja a actualização perene do mistério pascal. Com ele, instituía uma misteriosa « contemporaneidade » entre aquele Triduum e o arco inteiro dos séculos."
(JOÃO PAULO II, Ecclesia de Eucharistia, n.5)
SÃO FRANCISCO DE ASSIS FALA SOBRE SACERDOTES QUE IMITAM JUDAS ISCARIOTES AO CELEBRAR A MISSA PARA AGRADAR AOS HOMENS : 14. Rogo também no Senhor a todos os meus irmãos sacerdotes, os que são e serão e desejam ser sacerdotes do Altíssimo, que todas as vezes que quiserem celebrar a missa, puros com pureza façam com reverência o verdadeiro sacrifício do santíssimo corpo e sangue do Senhor nosso Jesus Cristo, com intenção santa e limpa, não por alguma coisa terrena nem por temor ou amor de alguma pessoa, como para agradar aos homens (cfr. Ef 6,6; Cl 3,22); 15. mas que toda a vontade, quanto ajuda a graça, seja dirigida a Deus, desejando agradar só ao próprio sumo Senhor, porque ali é Ele sozinho que age, como lhe agrada; 16. porque, como Ele mesmo diz: Fazei isto em memória de mim(Lc 22,19; 1Cor 11,24), se alguém o fizer de outra maneira, converte-se em Judas, o traidor, e se torna réu do corpo e do sangue do Senhor (cfr. 1Cor 11,27). (Fontes Franciscanas e Clarianas. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 122. Carta a toda a Ordem)
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO IVO -Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o 'advogado dos pobres'.Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.
Santo Ivo, rogai por nós!
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