segunda-feira, 28 de março de 2011

"...desejo que cada um de vós que estivestes nesta fonte de graça, chegueis ao paraíso..."

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus. Ontem, no terceiro domingo da Quaresma, nós pudemos contemplar a samaritana, indo ao poço para tirar água... E assim como a ela, Cristo nos diz: “quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede”!!! Gostaria de partilhar a mensagem de 13 de novembro de 1986:

“Queridos filhos! Hoje vos convido todos a rezar com todo o coração e a mudar, dia após dia, a vossa vida. Especialmente convido-vos, queridos filhos, a começardes a viver santamente com as vossas orações e sacrifícios, porque desejo que cada um de vós que estivestes nesta fonte de graça, chegueis ao paraíso com o dom especial que me foi dado, isto é, a santidade. Por isso, queridos filhos, rezai e mudai todo dia a vossa vida, para que vos torneis santos. Eu estarei sempre próxima de vós. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.

A samaritana bebeu daquela água, deixou seu cântaro e foi dizer ao povo que havia encontrado o Cristo. Mudou de vida!!! Também nós somos chamados por Maria a mudar de vida a cada dia para que nos tornemos santos. Jesus diz àquela mulher (e a nós) não apenas que quem beber da água que Ele der não terá mais sede, mas que a água que Ele der “se tornará uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.

Somos chamados a viver uma vida santa, para que outros vendo nossa vida também desejem conhecer a Deus, e assim já não creiam por nosso testemunho, mas porque fizeram eles mesmos a experiência do amor do Senhor; o encontro à beira do poço.

Assim, "aqueles que têm sede, vinde às águas" (Is 55, 1), dirá o profeta, e sendo saciados nesta fonte de graça, encontraremos a força necessária para viver uma vida de oração e sacrifício, necessária para sermos a cada dia "santos como Ele é Santo".

E veja que linda a pedagogia da escola de santidade de Maria... Ela não pede que mudemos tudo de uma vez, mas a cada dia... E por que mudar a cada dia e não de uma vez?? E como mudar de vida a cada dia??

O porquê é fácil... Primeiro, precisamos aprender a ver em nós mesmos o que precisa ser mudado... E isto leva tempo... Porque olhar o que os outros precisam mudar, em geral, é mais fácil!!! O Senhor precisa nos lapidar aos poucos... Segundo, porque se nos esforçamos em dar tudo de uma só vez, tendemos a desanimar... E Maria não quer que Seu chamado e Suas mensagens de conversão nos desanimem, mas ao contrário, que sejam um estímulo a uma vida nova, em Cristo Jesus!!!

Após fazermos a experiência do amor de Deus, acredito que se víssemos de uma vez todo o peso de nossos pecados e concupiscências, a nossa alma e nosso coração não suportariam reconhecer tamanha ofensa sem se apavorar por medo de estar tudo perdido para sempre...

Mas Deus é perfeito e maravilhoso em Seu amor!!! Ele nos permite ver que estamos num caminho longe Dele... Permite que vejamos nossos pecados, mas à medida que vamos também conhecendo a Ele... Pois desta forma à medida que cresce o conhecimento daquilo que em nós ofendeu e ofende a Ele, crescerá também, por Sua graça, a certeza de Seu perdão.

Então, ao contrário do desespero, da culpa, do medo, teremos confiança em Sua misericórdia, certos de que para com aqueles que se arrependem verdadeiramente e se afastam do pecado e humildemente se voltam ao Senhor, “o Todo-poderoso será teu ouro e um monte de prata para ti. Então farás do Todo-poderoso as tuas delícias, e levantarás teu rosto a Deus. Tu lhe rogarás, e ele te ouvirá, e cumprirás os teus votos: formarás os teus projetos, que terão feliz êxito, e a luz brilhará em tuas veredas. Pois Deus abaixa o altivo e o orgulhoso, mas socorre aquele que abaixa os olhos. Salva o inocente, o qual é libertado pela pureza de suas mãos.” (Jó 22, 25-30)

E mais, mudando nós de caminho, buscando uma vida de santidade, sendo nós testemunhas de que Deus realiza maravilhas, Ele nos tornará fonte de Sua própria água e fará de nós sal da terra e luz do mundo; e pelo nosso bom proceder, sob a luz de Cristo, outros abraçarão a fé, como abraçaram os samaritanos pelo testemunho daquela mulher. E de antemão sabemos que “aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados”. (Tg 5, 20)

Agora o “como mudar”??! Bem, após cada um reconhecer seus pecados e suas fraquezas, é necessário pedir perdão a Deus e lutar a cada dia para combatê-los! Uma luta contínua, diária, mas lembrando que já estivemos sentados no poço, já bebemos da fonte e, portanto, esta luta não é solitária!!! É uma luta com Cristo e por Cristo; é uma luta com Maria ao nosso lado!!! É uma luta onde os anjos do Senhor combatem a nosso favor, luta na qual os santos assistem diante de Deus por nós!!! Luta na qual somos animados pelo Espírito Santo de amor, de santidade, de sabedoria, de força, “Espírito Daquele que ressuscitou dos mortos”, “Espírito que penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus”.

Portanto, caríssimos, a nós são necessários a humildade para reconhecer nossa miséria e necessidade de Deus, determinação para mudar aquilo que não é agradável a Ele e persistência para rezarmos e buscarmos a santidade, mesmo quando nos sentirmos cansados e abatidos!!!

Busquemos mudar nas pequenas coisas... Cada um é capaz, pela Luz que dissipa as trevas, de ver o que está errado em seu proceder... Uma palavra boa ao invés de uma palavra que destrói!!! Pensar e respirar antes de reagir... Ser mais otimista ao invés de reclamar de tudo!!! Agradecer ao invés de praguejar... Dar um sorriso ao invés de fazer cara feia pra todo mundo... Ser mais gentil!!! Rezar ao invés de perder tempo com besteiras... Viver melhor os sacramentos... Fazer pequenos sacrifícios... Olhar com carinho para aquele que nos pede e dar de coração aberto!!! Dar o melhor de si, fazer o melhor que puder, agir no melhor!!!

Se a cada dia, com sinceridade e reconhecendo nossas limitações, fizermos a Deus o melhor que pudermos, dermos a Ele o melhor de nós, começaremos a viver santamente, pois Deus sabe que somos limitados e conhecendo nosso coração, saberá que de “nossa indigência” estamos dando tudo que temos. E Ele acolherá com imensa alegria, pois como lembrou o Papa Bento XVI neste domingo, “Cristo, como diz Santo Agostinho, tinha sede da fé daquela mulher, como da fé de nós todos” e “espera-nos, especialmente neste tempo da Quaresma, para falar ao nosso coração”.

Assim como o Papa, também desejo eu a cada um de nós, “a água viva que Jesus ofereceu à Samaritana”, para que nós, bebendo desta fonte de graça, e auxiliados por Maria, a Rainha da paz, mudemos todo dia nossa vida e nos tornemos santos. Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...