segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Coragem, filhinhos!


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus. Na homilia do Evangelho de Mc 6, 45-52 (dia 05 de janeiro de 2011), o Pe. Mateus nos dizia que pelo estudo exegético da Bíblia a palavra “CORAGEM” é dita por Deus a Seu povo 365 vezes, desde o Antigo até o Novo Testamento, ou seja, “uma coragem para cada dia do ano”, disse ele. Gostaria de ainda no começo deste ano partilhar convosco a mensagem de coragem de Deus e de Nossa Senhora, para que a cada dia nos lembremos que é Dele que nos vem o socorro (Sl 120, 2), que é Ele nossa força e coragem (Sl 117, 14):

“Queridos filhos! Coragem, filhinhos! Decidi guiar-vos no caminho da santidade. Renunciai ao pecado e encaminhai-vos para o caminho da salvação, o caminho que escolheu o meu Filho. Através das vossas tribulações e sofrimentos, Deus encontrará para vós o caminho da alegria. Por isso, rezai filhinhos! Nós estamos próximos de vós com o nosso amor. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”. (Mensagem de 25 de março de 2006)

Muitas vezes caímos no erro de achar que o contrário de coragem, é o medo... E não é!!! O é a covardia!!! Acredito ser o medo aquele sentimento que nos deixa em posição de alerta diante de um perigo... E que pode ou não nos dominar e determinar nossa ação diante da realidade que se apresenta... Ser corajoso ou ser covarde diante dos nossos medos, das nossas aflições, das tribulações e dos sofrimentos?? A graça vem de Deus; a decisão é nossa!!! O Sr. Joel no seu artigo sobre
“A vocação sobrenatural – I” nos diz que talvez não possamos ter controle sobre o sentimento da raiva, mas que isso não quer dizer que não podemos controlar a ação que ela provocaria... Acredito que seja assim com o medo!!!

O Senhor sabe que teremos medos e aflições, sentiu na pele a Sua agonia... A Mãe também sabe e por isso nos diz: “rezai, filhinhos”. Através da oração, meus irmãos, Deus fará com que encontremos o caminho da alegria, mesmo em meio aos sofrimentos; o caminho da verdadeira alegria que vem do coração de Deus, a alegria de quem encontrou a paz de estar mergulhado no Pai pela oração... Não a alegria que o mundo tenta vender, pois ainda que pensemos viver na alegria deste mundo, ela é falsa!!! É hipócrita!!! É maquiada!!!

A verdadeira alegria nasce no caminhar para a salvação, renunciando ao pecado!!! São Francisco de Sales diz que “não podemos andar sem tocar a terra; o que não podemos fazer é deitar-nos nela, e rebolar na lama” e é bem verdade que muitas vezes acabamos por agir assim... E neste momento nos soltamos da mão de Maria que nos quer guiar pelo caminho da santidade e abrimos as portas para que o maligno esfregue nossa cara no lamaçal!!!

Renunciar ao pecado exige coragem; viver no mundo e não se deixar consumir por ele exige coragem; não seguir os modismos que muitas vezes nos afastam do projeto de Deus para nossa vida exige coragem; ser autentico cristão exige coragem; viver o Evangelho com radicalidade exige coragem; sorrir quando se tem vontade chorar exige coragem; abraçar a Cruz quando todo mundo quer a glória exige coragem; ser testemunha do Amor exige coragem; lutar pela vida quando satanás quer implantar no mundo a morte com toda força exige coragem; reconhecer-se pecador olhando sua miséria exige coragem; ser santo exige coragem... Cada um pode encontrar mais centenas de ocasiões em que é preciso ter coragem... Porque é preciso ter coragem para ser feliz, para encontrar a verdadeira alegria, é preciso ter coragem para encontrar-se com Deus!!! E minha pergunta é: Acaso é impossível ser corajoso???

Quando penso na palavra coragem sempre me lembro do Evangelho de São João quando Jesus diz aos seus discípulos: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (Jo 16, 33). Se Cristo venceu o mundo e Maria nesta mensagem nos diz para irmos pelo caminho da salvação que escolheu Seu Filho, seria impossível??! O Senhor conhece nosso coração, conhece nossos limites e não pediria algo que não pudéssemos suportar... E ainda que não pudéssemos, Ele e Sua Mãe estão próximos de nós com Seu amor, para ser nossa força...

Não sejamos covardes escolhendo o caminho mais fácil, confortável e que fatalmente nos levará a uma eternidade afastados da graça de Deus!!! Medo??! Quem não tem?? Ainda mais nos dias de hoje... Assaltos a toda hora, sequestros, assassinatos, enchentes, terrorismo... Sem contar os medos que nascem da cultura materialista em que vivemos: medo de ficar desempregado, de não ter o dinheiro para pagar as contas (porque a maioria das pessoas faz as dívidas sem ter o dinheiro para pagar...), de não ter muitos amigos porque não tenho um carro legal, um celular moderno, de não arrumar uma namorada/o porque não estou nos “padrões” que alguém disse que todo mundo tem que estar... Ouvi o absurdo outro dia de uma mãe desesperada que procurou um psicólogo porque tinha medo de como se sentiria o filho dela porque ela não tinha dinheiro para levar ele no fast-food do M grande e amarelo!!! E o absurdo na verdade está porque o menino tinha apenas 2 anos e com certeza ficaria muito mais alegre se a mãe passasse um maravilhoso dia com ele e fizesse umas deliciosas guloseimas que só mãe sabe fazer porque para ele a marca ainda não tem a menor importância...

Um monte de medos sem fundamento nenhum plantados nos corações dos adultos e das crianças que só retrata o vazio imenso causado pela ausência de Deus, pela ausência da oração, pela falta de capacidade do ser humano de olhar para o alto de onde vem o seu sustento, sua força, de onde brota nossa essência, pela incapacidade do homem de renunciar ao mundo e desejar o céu.

Tem uma frase de Fiodor Dostoiévski, escritor russo, que diz: “Existe no homem um vazio do tamanho de Deus." Quando imagino este imenso vazio dentro de mim, e penso no encaixe perfeito e acolhedor que Deus tem Nele, posso dizer que o nosso único medo, meus irmãos, deveria ser que este vazio jamais seja preenchido!!! Deveríamos tremer de medo ao pensar em nunca contemplar a face misericordiosa do Pai!! O resto??!? Jesus já nos deu a resposta: CORAGEM!!! Maria nos ensina o caminho: REZAI!!! E Deus??!?! Faz disso realidade 365 dias no ano!!!

Não sejamos covardes rendidos pelos problemas e tribulações, muitos inclusive criados por nós mesmos, consequência de nossas más escolhas e pecados. Mas lutemos contra o inimigo buscando a santidade com a arma poderosa que o Senhor nos dá: a coragem dos filhos de Deus, resgatados pelo sangue de Cristo que nos dá força e vida na caminhada da salvação!!! Fácil??! Não acredito que tenha sido fácil para Cristo, nem para os profetas e patriarcas antes Dele, nem para Sua Mãe santíssima ou para os santos que vieram depois Dele... E por que haveria de ser para nós??!?! Paremos de fazer aquela perguntinha horrorosa: “Por que comigo?”, porque como alguém me contou uma história uma vez, a resposta foi outra pergunta: “Por que não com você?”

Não há nada que nós possamos passar que alguém antes de nós já não tenha passado e até pior... O ponto mais importante é como nós vamos lidar com isso: com a coragem que Cristo nos exorta ou com a covardia que nos paralisa. Li certa vez que a palavra coragem tem a mesma origem da palavra coração porque acreditavam que esta virtude vinha dele. Portanto, meus caros, vos convido a ter um coração aberto a Deus, pela oração confiante, no qual Ele possa depositar toda coragem necessária para que possamos enxergar que apesar de nossos medos poderemos, com Cristo pelas mãos de Maria, vencer o mundo. Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.

Agradeço a Deus pela vida do nosso caríssimo Pe. Mateus, pai espiritual e irmão em Cristo, que com toda caridade e generosidade, nos diz sempre ao longo desta caminhada: Coragem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...