A EUCARISTIA NO EVANGELHO DE SÃO JOÃO
Já para São João a Eucaristia só tem sentido se for vivida na fé, ou seja, acreditar no que se celebra, arcando com as conseqüências pessoais (o testemunho) a serem assumidas.
Sendo também a Epiclese necessária como um meio de atuação do Espírito Santo, o qual une os Homens a Deus e atualiza o mistério do crucificado morto e ressuscitado. O capítulo seis do evangelho de João, é um marco, pois penetra no mistério do qual faz parte do Sacramento da Eucaristia, contudo, relaciona-a com o serviço, por isso dá o exemplo lavando os pés dos seus discípulos.
Façamos neste momento a leitura do capítulo 6 de São João:
João 6,27-71 - 27 Esforçai-vos, não pelo alimento que se estraga, e sim pelo alimento que permanece até à vida eterna. É este o alimento que o Filho do homem vos dará, porque Deus Pai o marcou com seu selo”. 31 Nossos pais comeram o maná no deserto , como está escrito: Deu-lhes para comer pão do céu ”. 32 Jesus lhes respondeu: “Na verdade eu vos digo: não foi Moisés que vos deu o pão do céu. Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu, 33 pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34 Disseram-lhe então: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.35 Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim já não terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede”. 36 Mas eu já vos disse: vós me vedes e não credes. 37 Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o jogarei fora. 38 Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade mas a vontade de quem me enviou. 39 E esta é a vontade de quem me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que me deu, mas que o ressuscite no último dia. 40 A vontade do Pai é que todo aquele que vê o Filho e acredita nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. 41 Os judeus começaram a murmurar contra Jesus porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42 E diziam: “Não é ele Jesus, o filho de José? Nós conhecemos seu pai e sua mãe. Como então pode dizer: desci do céu?” 43 Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: Todos serão ensinados por Deus. Quem ouve o Pai e é instruído por ele vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que está em Deus é que viu o Pai. 47 Na verdade eu vos digo: quem crê tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Se alguém comer deste pão viverá para sempre. E o pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo”. 52 Os judeus começaram a discutir entre si: “Como pode esse homem nos dar de comer sua carne?”53 Jesus lhes disse: “Na verdade eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54 Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque minha carne é verdadeiramente comida e meu sangue é verdadeiramente bebida. 56 Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e eu nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim também quem comer de minha carne viverá por mim. 58 Este é o pão descido do céu. Não é como o pão que vossos pais comeram e, ainda assim, morreram. Quem come deste pão viverá eternamente”. 59 Este foi o ensinamento de Jesus numa sinagoga em Cafarnaum.
60 Depois de o ouvirem, muitos de seus discípulos disseram: “Estas palavras são duras! Quem pode escutá-las?”61 Percebendo que os discípulos estavam murmurando por causa disso, Jesus lhes disse: “Isto vos escandaliza? 67 Jesus perguntou então aos Doze: “Também vós quereis ir embora?”68 Simão Pedro respondeu: “Senhor, para quem iríamos? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus”. 70 Jesus respondeu-lhes: “Não fui eu que vos escolhi, os Doze? Mas um de vós é um diabo”. 71 Jesus estava falando de Judas, filho de Simão Iscariotes, porque ele, um dos Doze, haveria de entregá-lo.
Jesus diz que Ele é o pão da vida, e que aquele que não come a sua carne, não terá a vida eterna. Estas palavras de Jesus são muito claras, então porque os evangélicos e alguns protestantes dizem que a Eucaristia é um pãozinho, sendo que a na Eucaristia temos a presença real de Jesus?
Para muitos evangélicos estas palavras de Jesus são duras, e não aceitam, como também para muitos católicos, que trocam a Presença de Jesus, ou melhor não aceitam a presença de Jesus na Eucaristia, porque não possuem a fé, e preferem ir em uma seita pentecostal, para ficar cantando e dançando, e assim trocam a possibilidade de comerem a carne e beberem o sangue de Jesus para a sal salvação, por meia dúzia de musicas estéricas, acompanhadas de Aleluia e gritos de Glória a Deus, como se Deus fosse surdo e não escutasse a nossa oração silenciosa.
Jesus diz: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Se alguém comer deste pão viverá para sempre. Porque minha carne é verdadeiramente comida e meu sangue é verdadeiramente bebida.” Porque então os protestantes e evangélicos que dizem seguir a biblía ao pé da letra negam esta palavra, negam a Eucaristia?
Além de São João, nos ajudar a compreender o sacramento da Eucaristia no seu discurso sobre o pão da vida, precisamente no capítulo 6, e no capítulo 13, nos traz a narração do lava-pés – mostra que a comunhão é também servir.
João 13, 1-15: 1 Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a hora de passar deste mundo para o Pai. E, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2 Durante a ceia, o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o propósito de entregá-lo. 3 Jesus sabia que o Pai lhe tinha colocado todas as coisas nas mãos; sabia que tinha saído de Deus e para Deus voltava. 4 Levantou-se então da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5 Depois derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha da cintura.
6 Ao chegar a Simão Pedro, este lhe disse: “Senhor, tu me lavas os pés?”7 Jesus respondeu-lhe: “O que estou fazendo não o entendes agora. Mais tarde o compreenderás”. 8 “Jamais me lavarás os pés”–disse Pedro. Jesus respondeu: “Se não te lavar os pés, não terás parte comigo”. 9 Simão Pedro disse: “Então, Senhor, não só os pés mas também as mãos e a cabeça”. 10 Jesus lhe disse: “Quem se banhou precisa lavar só os pés, pois está todo limpo. Vós estais limpos mas nem todos”. 11 Jesus sabia quem havia de entregá-lo. Por isso disse: “Nem todos estais limpos”. 12 Depois de lavar-lhes os pés, vestiu o manto, pôs-se de novo à mesa e perguntou-lhes: “Sabeis o que vos fiz? 13 Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque o sou. 14 Se pois eu, Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo que eu vos fiz. E no capítulo 15 de São João, ele nos apresenta Jesus como a videira, ao qual nós não podemos estar separados.
São João 15,4-6 : 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo e secará; será ajuntado, jogado no fogo e queimado
E por fim, São João faz um outro relato sobre Jesus pregado na cruz transpassado pela lança do soldado. que faz sair sangue e água. Que são comparados com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia saídos do lado aberto de Cristo. Batismo e Eucaristia ficam assim, como que brotados da Páscoa de Cristo.
São João 19, 33-34 : 33 Quando chegaram, porém, a Jesus e viram que estava morto, não lhe quebraram as pernas, 34 mas um dos soldados traspassou-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
O como os primeiros cristãos celebravam a Eucaristia nos atestada em alguns documentos mais antigos. As primeiras comunidades manifestam nesses documentos o que a Eucaristia significa para elas, a união com o Ressuscitado. Nesse sentido, Constitui o tesouro da comunidade , o coração. O reunir-se para celebrar a Eucaristia é a reunião dos discípulos de Cristo. E isto se dava no Primeiro dia da semana, “Dies Domini”. Já no Século II, temos o testemunho de um cristão leigo, Justino, Mártir. Diz ele: “No dia que se chama do sol, celebra-se uma reunião de todos que se moram nas cidades ou nos campos,…quando o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos esses belos exemplos – após as preces - … oferece-se pão, vinho e água e o presidente conforme suas forças, faz igualmente subir a Deus suas preces e ações de graças e todo o povo exclama dizendo: Amém” (I Apol.67,3). Justino justifica o porque dos cristãos se reunirem no Domingo, dizendo que é pelo fato de Jesus ter ressuscitado dos mortos nesse dia.
Ainda no início do século II, temos o relato da Didaqué ou Doutrina dos Apóstolos. Aqui encontramos uma fórmula já mais explicita da celebração. A Didaqué apresenta a relação, Batismo e Eucaristia: “Ninguém coma nem beba da Eucaristia, se não tiver sido batizado em nome do Senhor, porque sobre isso o Senhor disse: Não dêem as coisas santas aos cães” (Did. 9,5). Esse documento coloca também a necessidade de estar reconciliado com Deus e com a Assembléia para poder participar da celebração eucarística.
“Por Intercessão da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria Rainha da Paz, que viveu em tudo a vontade do Pai, abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso e Misericordioso: "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Pe. Mateus Maria, FMDJ
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Panie Jezu Ufam Tobie!
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